terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Participantes do Ciclo de Treinamento conhecem o projeto Consultório na Rua em Vitória


Publicada em 24/02/2015, às 11h49 | Atualizada em 24/02/2015, às 11h56

Divulgação Semus/PMV
Ação do projeto Consultório de Rua da Semus
Este ano, o Consultório na Rua já fez 3.800 atendimentos, o que possibilitou o encaminhamento a várias serviços, dentre eles o de saúde.
A principal característica do projeto Consultório na Rua é a abordagem ao cidadão no local onde ele vive, levando em consideração suas condições de vida.
Com essa prática, o projeto atende, ao mês, aproximadamente 100 pessoas que vivem em situação de rua em Vitória, além das pessoas que se encontram nos espaços de acolhimento, facilitando o seu acesso à rede de serviços do município, oferecendo assistência multi e interdisciplinar, cidadania e dignidade.
O Consultório na Rua integra o Programa “Onde Anda Você” e atua no atendimento especializado em saúde à população em situação de rua, muitas vezes usuários de crack e outras drogas.
O objetivo é a construção de práticas de vida mais saudáveis junto a esse público, favorecendo ações de prevenção e tratamento dentro da lógica da redução de danos.
Até esta quarta-feira (25), em reunião na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória), o Consultório na Rua será apresentado no Ciclo de Treinamento do programa “Crack: é possível vencer”.
Setores da gestão pública municipal e estadual conhecerão o projeto como experiência no enfrentamento ao crack e outras drogas em Vitória.

Funcionamento

O Consultório na Rua funciona com quatro equipes multidisciplinares, duas na Unidade de Saúde de Andorinhas e duas na Unidade de Saúde do Centro. As equipes são formadas por psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e técnicos de saúde bucal, que realizam atividades de forma itinerante e desenvolve ações compartilhadas e integradas às unidades de saúde.
De segunda à sexta-feira, das 8 às 24 horas, as equipes se dividem nas abordagens em locais já mapeados dos bairros de Vitória, como Ponte Seca, Orla de Andorinhas, Jabour e Ilha de Santa Maria. “As abordagens envolvem vários recursos que favorecem a motivação, diminuem as resistências e propiciam o estreitamento da relação com o profissional”, explica a coordenadora do projeto Sandra Regina da Silva Vita.
“Essa relação se desenvolve lentamente, sofrendo altos e baixos, de acordo com o surgimento dos sentimentos e acontecimentos que envolvem o tratamento. Apostamos na motivação como aspecto de grande importância para as pessoas decidirem se tratar”, destaca Sandra Vita.
Em 2014, foram realizados em média 28 mil atendimentos e, neste ano, o Consultório na Rua já fez 3.800 atendimentos com ampliação de possibilidades de reinserção social e maior acessibilidade e encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência e educação. Além disso, o programa vem promovendo a redução do consumo, abuso e danos causados por substâncias psicoativas e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Matéria relacionada:

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Kennya Gava


Nenhum comentário:

Postar um comentário