segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Iúna tem representante no Conselho do Parque Nacional do Caparaó


Projetos ambientais e de turismo que estão em desenvolvimento na região do Caparaó são pautas de discussões do Conselho

Iúna conta com representante em uma das cadeiras do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó. O diretor de Turismo da Prefeitura Municipal, Cristiano Ricarte, foi nomeado para acompanhar de perto as ações realizadas na região, visando a preservação do ecossistema do Parque e o desenvolvimento do turismo sustentável. Cerca de 80% do Parque está no Espírito Santo, sendo grande parte dessa área localizada em Iúna.

De acordo com Cristiano, há anos Iúna não participava do Conselho. “Agora, estaremos sempre presentes às decisões e atentos aos assuntos nos quais podemos participar ativamente e, principalmente implantar aqui, pois nosso município conta com uma grande área pertencente ao Parque e precisamos unir moradores e poder público para gerir esse espaço da melhor maneira possível”, comentou.

Uma importante ação já está em andamento: a criação de duas novas brigadas de incêndio, uma na sede de Iúna e outra na região de Santa Clara. “Já temos uma importante brigada na região do Príncipe e, com esse período de seca que passamos, com muitos focos de incêndio nas matas, precisamos nos preparar e evitar novas queimadas em outras regiões do município”, alertou Cristiano Ricarte.

E os interessados em participar como voluntários da brigada podem comparecer à Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Casa de Cultura, ou obter informações pelo telefone 3545-2431.

Outras ações de turismo também estão em desenvolvimento, como o lançamento do Circuito Serras, Águas e Cafezais, que fará parte da Rota do Caparaó.

Saiba mais

O Parque Nacional do Caparaó (PARNA Caparaó) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na unidade de conservação cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

O Parque abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. E cerca de 80% dessa Unidade de Conservação está no Espírito Santo, sendo grande parte dessa área localizada em Iúna.


Informações para a imprensa:
28 3545-1839

Silvia Goulart
28 99999-1834

Josiele Rodrigues
28 99966-0508

Nenhum comentário:

Postar um comentário