quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Beleza, dança e políticas sociais para comemorar Dia Internacional da Mulher em Cariacica

Mulher

O Dia Internacional da Mulher celebra historicamente as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. O dia 8 de março encoraja a defesa do avanço feminino em vários setores e sentidos. É uma chamada para desafiar os direitos e a igualdade para que essas ações possam inspirar mudanças positivas.
É com base nesta luta que a Coordenação dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), preparou várias ações para comemorar a data. A próxima semana será marcada por vários eventos que vão desde os cuidados com a beleza até palestras de conscientização.
As ações já iniciam nesta segunda-feira (02) com um dia de beleza especialmente voltado para o público feminino. Então, se você quer mudar o visual, aproveite a oportunidade e vá até o Shopping Moxuara.  Lá, encontrará profissionais altamente qualificados nas áreas de maquiagem, cabeleireiro e sobrancelhas.
Na quarta-feira (04), também no Shopping Moxuara, o dia será voltado para as oficinas de artesanato com materiais recicláveis.  No mesmo local, acontece na sexta (06), apresentação de dança com os bailarinos da Companhia Expressão e Arte que apresentarão um espetáculo voltado para a dança moderna.
Ainda na sexta-feira (06), será dada posse às oito representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim). São mulheres que atuam em várias lideranças de entidades da sociedade civil organizada e que prometem buscar avanços. A finalidade do Comdim é a promoção de estudos, assessoramento na formação e acompanhamento da execução de políticas, diretrizes e ações relacionadas às questões da mulher.
De acordo com a coordenadora dos Direitos da Mulher, Lais Fonseca dos Santos, a figura da mulher, passou a ser algo extremamente importante à sociedade atual. Pois, cada vez mais, ela exerce o papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcal em seu dia a dia. “Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais. Daí, a importância de comemorarmos uma data tão especial”, destacou a Coordenação dos Direitos da Mulher, Lais Fonseca.
História do 8 de março
No dia 8. de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas.
Confira abaixo a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Programação mês da mulher 800x800px (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário