quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cariacica é destaque no cultivo da banana orgânica

IMG_4139


IMG_4119Cariacica se destaca no cenário de cultivo e manejo de banana orgânica, sendo uma das maiores produtoras da América Latina. A excelência do produto e a gestão eficiente do plantio evidenciam a qualidade da fruta entregue ao consumidor. A cultura da banana orgânica no município abrange desde agricultores familiares até a produção industrial, totalizando 31 fornecedores.
Desses agricultores, 10 apresentam o produto certificado com o selo “Chão Vivo” e, outros 21, trabalham pela organização de controle social. Oferecendo um produto mais saudável para o consumo, a banana orgânica é produzida sem o uso de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produto químico. Além do benefício à saúde, a produção da banana orgânica diminui o desgaste do solo, com técnicas menos nocivas ao meio ambiente.
Um dos agricultores que se destaca na produção da banana orgânica é Cimar Antônio da Silva. Com cerca de 200 hectares de plantio da fruta, o produtor rural atende a hortifrútis e supermercados, e ainda exporta para algumas regiões como Rio de Janeiro e São Paulo. Trabalhando com o selo “Chão Vivo” há mais de três anos, ele conseguiu abrir o mercado da banana natural. No quantitativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Cimar é o maior produtor de banana orgânica do Brasil.
IMG_4185
Cimar Antônio da Silva, produtor rural
O produtor destaca que apostou na cultura da banana orgânica para eliminar o uso de agrotóxicos nas lavouras oferecendo, assim, um produto mais natural, sem prejuízo à saúde do consumidor, pois existe uma preocupação cada vez maior com a alimentação. Conseguindo enfrentar a barreira da comercialização, Cimar Antônio chega a produzir 50 mil quilos por mês no período de entressafra, podendo dobrar ou até triplicar essa quantidade na época de safra, após período de chuva.
IMG_3324
Manuel Coutinho, agricultor.
Outro agricultor que investe na cultura de banana orgânica é o produtor rural Manuel Coutinho. Cultiva em uma área de aproximadamente 25 hectares, na região de Boa Vista, um volume de três a quatro mil quilos por mês. O agricultor repassa a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para a merenda escolar e também vende direto ao consumidor.
A prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, apoia e incentiva a produção da banana natural oferecendo suporte técnico em conjunto com a Incaper, com parceria no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Cesquim, destaca que a cultura do orgânico melhora a saúde dos próprios agricultores, evitando transtornos com o manuseio inadequado do agrotóxico. A certeza é de que a qualidade da banana agrega valor ao produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário