terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pesquisadores debatem Gestão Estratégica e Inovação para Agropecuária

Incaper


10/02/2015 - 10h53min

Nesta quarta-feira (11) será realizado o workshop “Gestão Estratégica e Inovação para Agropecuária” direcionado para pesquisadores do sistema agrícola capixaba e gestores de instituições de ensino, pesquisa e extensão. A atividade é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em conjunto com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras.

De acordo com o diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, o Workshop se configurará como um dos mais importantes eventos técnico-científico para o setor agropecuário pela sua relevância para o Estado. “Vivemos em um cenário que exige inovação, redução de custos, eficiência e a busca pela sustentabilidade. Precisamos nos fortalecer naquilo que temos de melhor que é nosso capital intelectual e as pessoas, de forma integrada, terão oportunidade de ouvir, discutir e propor soluções para o fortalecimento dos arranjos produtivos no Espírito Santo. A geração de tecnologia é uma estratégia fundamental para o Estado”, falou Aureliano. 

Atualmente, o Incaper conta com cerca de 80 pesquisadores que atuam nas diversas áreas do conhecimento, entre as quais destacam-se fitopatologia, entomologia, solo e nutrição de plantas, melhoramento genético vegetal, fisiologia vegetal, recursos hídricos e naturais, controle biológico, fitotecnia e produção vegetal, química e física de solos, sementes, silvicultura e manejo florestal, climatologia e meteorologia, georreferenciamento, ciências sociais e economia. 

Programação

Entre os principais temas em debate no workshop estão a inovação e o dinamismo do mundo rural, gestão da inovação e propriedade intelectual, inovação e mudanças climáticas e inovação tecnológica. Estarão presentes palestrantes da cadeia produtiva agrícola de instituições do setor público e privado, como a Fibria, Embrapa, Heringer e Suzano Papel e Celulose.

Durante a ocasião, também ocorrerá o lançamento do “Incaper em Revista”, publicação técnico-científica do Instituto. A temática da publicação é a “Pesquisa Agropecuária: a trajetória do conhecimento científico do Espírito Santo”.


Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865 

Nenhum comentário:

Postar um comentário