terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bióloga do Incaper estuda formas de contribuir para o reflorestamento rural no ES



15/01/2013 - 11h12min

Assessoria de Comunicação - Incaper

A bióloga do Incaper, Maria da Penha Padovan, apresentou o projeto de doutorado que está desenvolvendo no Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), na Costa Rica, para um grupo de profissionais do instituto. A atividade teve por objetivo socializar a pesquisa da servidora, que irá contribuir para estudos sobre reflorestamento no Espírito Santo.

O assunto abordado na tese de doutorado é o uso da água no sistema agroflorestal de café comparado ao café sem sombreamento. “A proposta é comparar a maneira como a água se comporta em uma região onde há apenas monocultura de café e em outra onde há outras espécies em parceria com essa cultura”, afirmou Maria da Penha. A localidade onde está sendo realizado o estudo se encontra na Nicarágua, que possui áreas subúmidas semelhantes ao Norte do Espírito Santo.



Área de campo onde está sendo desenvolvida a pesquisa, na Nicarágua.


De acordo com a bióloga, essa pesquisa irá contribuir para desenvolver projetos e ações de sustentabilidade que ampliem áreas de reflorestamento em propriedades rurais. “O Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba prevê ampliação de sistemas agroflorestais. O Incaper, como instituto de pesquisa, tem atuado para apresentar estudos científicos nessa área”, disse Maria da Penha.

A servidora iniciou seus estudos em 2011 e está na fase de coleta de dados. “A pesquisa irá averiguar algumas hipóteses sobre os sistemas agroflorestais com o café. Uma delas é que o consórcio minimiza mudanças climáticas e melhora a infiltração da água no solo. A outra é que ajuda a captar água em camadas profundas do solo, quando este não apresenta condições favoráveis”, afirmou Maria da Penha. No entanto, algumas espécies podem competir pela água e por isso é necessário fazer um estudo sobre quais as mais adequadas. A profissional concluirá os estudos em 2015.

O Incaper possui um programa de pós-graduação instituído em 1975 e previsto no Plano de Carreira do Instituto. Por meio dessa ação, foram formados mais de 65 profissionais desde o ano 2000. Uma das formas de o Incaper capacitar continuamente seus servidores é incentivando o intercâmbio científico e institucional incluindo a participação em congressos, simpósios e seminários técnicos e científicos. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário