terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Incaper contribui na restruturação econômica de Huíla, em Angola



15/01/2013 - 11h37min


Assessoria de Comunicação - Incaper

Mais uma vez, a tecnologia desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) será disponibilizada para outro País. O objetivo é desenvolver a agropecuária a fim de recuperar a economia, promover a inclusão social, gerar emprego e renda na província de Huíla, em Angola. O país foi devastado por uma Guerra Civil que durou mais de 30 anos, e desde o fim dos conflitos, em 2002, tenta recuperar sua economia, baseada principalmente na agropecuária.

Nesta segunda-feira (14) representantes da Unione, grupo angolano que visa promover pequenos empreendimentos, estiveram reunidos com o diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, e com o chefe da área de pesquisa do Instituto, José Aires Ventura. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, também esteve presente.

A ideia é firmar um acordo de cooperação técnica entre os dois países. O cultivo de milho e outros grãos, a fruticultura e a agroindústria caseira são as principais atividades agropecuárias desenvolvidas na Huíla. Os angolanos demonstraram interesse também no conhecimento que o Incaper possui no cultivo de plantas medicinais produtoras de compostos bioativos. “O Incaper realiza pesquisas voltadas para a agricultura familiar. Todo o conhecimento desenvolvido pode ser oferecido à província de Huíla. As variedades desenvolvidas pelo Incaper, o material genético resistente a doenças e pragas, tudo isso vai permitir uma redução na utilização de agrotóxicos”, destacou o pesquisador do Incaper José Aires Ventura.

O acordo de cooperação técnica entre o Incaper e a Unione tem um significado especial para o chefe da área de pesquisa do Incaper. José Aires Ventura é angolano, radicado no Espírito Santo. “São países irmãos, com uma mesma origem de colonização e é uma enorme satisfação poder ajudar meus compatriotas. O cientista tem esta felicidade, esta alegria de poder contribuir com o desenvolvimento da humanidade”, orgulhou-se.

O representante da Unione, Fernando Gomes, morou no Brasil por 18 anos: “Vi de perto a importância do Incaper para o desenvolvimento da economia brasileira. Essa troca de saberes será importante para Huíla combater a fome, possibilitar emprego e fixar o homem no campo”. Parcerias com a Universidade de Coimbra, em Portugal, e a Universidade Mandume Ya N'demufayo, na província de Huíla, também já foram firmadas.

Fernando Gomes destacou ainda que o Incaper já esteve presente no I Seminário de Biodiversidade de Angola. A segunda edição do evento, cujo tema é Ambiente X Saúde, deve ser realizado no segundo semestre deste ano. “As ações voltadas para a agropecuária devem levar em conta a questão ambiental. Aderimos ao protocolo de Kyoto e já implementamos medidas na área de meio ambiente para preservar a vegetação nativa, onde o Incaper poderá ajudar com a sua experiência no programa Reflorestar”, finalizou.

Sobre Huíla

A província de Huíla, cuja capital é a cidade de Lubango, está localizada no sul de Angola, e possui cerca de 1,5 milhão de habitantes. A agropecuária é a principal atividade econômica da província, que também tem enorme potencial para a mineração.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário