Publicada em 21/11/2014, às 14h14 | Atualizada em 01/12/2014, às 09h43
Foto Divulgação
Três Escolas Municipais de Ensino Fundamental vão virar unidades em tempo integral em 2015
Ampliar as oportunidades de aprendizagem permanecendo por mais tempo na escola é a novidade para cerca de 1,2 mil alunos de três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) que vão iniciar o ano letivo de 2015 como unidades em tempo integral.
A ação inaugura a política pública de estado de escola em tempo integral, iniciativa que faz parte doPrograma Educação Ampliada, contemplada no Plano Plurianual 2014/2017 da Prefeitura de Vitória e meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto de lei 351/2014, que institui essa modalidade na rede municipal de ensino, foi votado e aprovado durante sessão ordinária na Câmara de Vitória no dia 20 de novembro.
Em Vitória, o projeto compreende a criação de escolas em tempo integral, com todos os estudantes e professores em jornada escolar integral, tendo como finalidade garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, promovendo a permanência e o sucesso na aprendizagem de toda sua população estudantil.
"O 'tempo', na perspectiva da educação integral, deve ser compreendido como ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas, condição para materializar o conceito de formação integral, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
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Organização curricular
Na matriz curricular, os alunos têm orientação de estudos, iniciação científica e auxílio na elaboração de um projeto de vida. Além das disciplinas obrigatórias (português, matemática, geografia, ciências, história, educação física, arte e língua estrangeira), os estudantes contam também com matérias eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.
As disciplinas eletivas fazem parte de um conjunto diversificado de atividades pedagógicas. A ideia é que componentes curriculares obrigatórios da base comum e o conjunto diversificado de atividades pedagógicas sejam organizados de forma integrada, rompendo com a divisão de turno e contraturno.
"A política pública de escola em tempo integral significa um avanço na perspectiva do direito à educação com aprendizagem. Contempla oportunizar aos estudantes escolher disciplinas eletivas por semestre, vivenciando o protagonismo juvenil na medida em que o estudante constrói seu projeto de vida", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Disciplinas eletivas
As disciplinas eletivas são aquelas optativas à escolha do aluno. Podem ser teatro, música e até robótica, por exemplo. Os temas são definidos pela escola e devem promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conhecimentos, temas ou áreas da base comum.
Considera a interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, respeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento.
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
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