segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Grupo desbrava paisagens de Viana por meio do cicloturismo

Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Divulgação21/12/2014 - 09:00 h

Natureza, rios, paisagens e diversos  monumentos já consagrados no contexto histórico de Viana. Os encantos e as belezas do município ganham novos olhares sobre duas rodas para o grupo Bike & Beer. São 37 integrantes que aliam a atividade física ao prazer de conhecer e desbravar cenários vianenses por meio da prática do cicloturismo.
Semanalmente os ciclistas trocam o trabalho pela bike e, com os equipamentos básicos de segurança, como vestes adequadas e capacete, pedalam por estradas do município. A rota é preestabelecida anteriormente e busca privilegiar cenários bucólicos como os da área rural de Viana. O grupo começou com apenas três integrantes e cresce a cada dia até mesmo com integrantes de outros municípios, como Cariacica e Serra.
“Eu e mais dois amigos, Roberto Ferrari e Leonardo Barreto, em conversa durante uma festa queríamos um motivo para sempre reunir o grupo de amigos de infância e, aliado a isso, incentivar a prática de esportes. Daí nasceu o grupo Baike & Beer. Beer é porque sempre encerramos o circuito em um barzinho para confraternizar”, disse o integrante do grupo Márcio Dornelas.
Além de contar contar com integrantes de outros municípios da Grande Vitória, o Bike & Beer também faz intercâmbios para conhecer rotas turísticas fora de Viana. “Já fizemos circuitos por exemplo na região do Moxuara, em Cariacica, e na região do Mestre Álvaro, na Serra, por exemplo. Isso agrega conhecimento para nosso grupo e incentiva que grupos de fora também façam esse tipo de intercâmbio conosco”, enfatizou.
Dentro deste contexto, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Viana visa incentivar a prática de bike pelos circuitos turísticos do município. “Estamos catalogando as rotas que serão utilizadas especificamente para o ciclismo”, afirmou o secretário Márcio Dornelas . Ele ainda enfatiza que a cidade já é muito utilizado por ciclistas em diferentes modalidades como no speed (prática do ciclismo em na BR), montain bike e  downhill (que traduzido significa descida de montanha). “Pensando em um município que já tem grande atrativo na busca pela prática do esporte é que visamos desenvolver ações que incentivem ainda mais o cicloturismo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário