terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Prefeitura de Guaçuí apoia plantio de cana-de-açúcar para garantir alimento para o gado em períodos de seca


Uma propriedade está sendo utilizada como base para o projeto experimental, que vai beneficiar outros pecuaristas do município

Texto: Superintendência de Imprensa Oficial/ Ana Paula Fassarella

Guaçuí acaba de ganhar uma unidade demonstrativa de cana-de-açúcar para alimentação animal. O trabalho conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O plantio foi feito no início deste mês, na Fazenda Aparecida. O Incaper adquiriu as mudas no município de São José do Calçado e a prefeitura de Guaçuí transportou o produto até a propriedade onde foi feito o plantio. 

A área plantada é de 1,71 hectares, ou seja, o equivalente a quase dois campos de futebol. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Guaçuí, a unidade é um projeto experimental para beneficiar o maior número possível de produtores que necessitarem de cana para alimentação do gado durante os períodos críticos de seca, quando o pasto sofre com a falta de chuva e é insuficiente para suprir as necessidades nutricionais do rebanho.
“Esperamos que tudo ocorra conforme o planejado, que a planta escolhida se adapte bem ao clima e ao solo da propriedade laboratório para o projeto experimental. A meta é a partir deste plantio distribuir mudas – daqui a cerca de um ano – para outros pecuaristas e que estes, no ano seguinte, também doem mudas a outros produtores, como multiplicadores da iniciativa. O objetivo é incentivar a produção de cana-de-açúcar com qualidade para alimentação do gado no município, como suplemento especialmente nos períodos de estiagem, para garantir que o leite e o rebanho não percam qualidade”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Wendel Amaral.
Este trabalho ocorre em continuidade ao serviço realizado desde setembro, quando os produtores rurais do município passaram a enfrentar dificuldades devido a uma rigorosa estiagem. Como medida emergencial para garantir alimento para o gado e, assim, minimizar os impactos da seca na pecuária, a prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, transportou cana-de-açúcar de Marataízes, no Litoral Sul, para a cidade da região do Caparaó, de acordo com as demandas dos pecuaristas.
Um caminhão foi disponibilizado para os produtores que solicitaram o transporte à Secretaria Municipal de Agricultura. Eles não precisaram gastar com aluguel de veículo, com o pagamento de motorista e nem com combustível. Para ser atendido com o transporte de cana de Marataízes, foi preciso apenas agendar o serviço na Secretaria. 
“Essa foi a maneira que encontramos naquele momento para ajudar os pecuaristas a enfrentar a rigorosa estiagem e, consequentemente, a baixa disponibilidade de pastagem em suas propriedades para alimentação do gado. Agora executamos ações de prevenção com o plantio de cana com bastante antecedência. Com isso, incentivamos a autossuficiência no campo para que futuramente nossos produtores não sofram com o mesmo problema da falta de alimento para o rebanho”, enfatiza o secretário municipal de Agricultura, Wendel Amaral.

Curso de poda de citrus

Outra ação realizada pela prefeitura de Guaçuí para beneficiar o produtor rural, desta vez o setor de fruticultura, foi o curso de poda de citrus. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O curso foi ministrado no dia 05 deste mês pelo engenheiro agrônomo e agroecológico do Incaper, Fábio Morandi de Moraes, no assentamento Florestan Fernandes. Foram atendidas aproximadamente 20 famílias da comunidade.
O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, abordou técnicas sobre o plantio de laranja e falou a respeito da importância da poda, fundamental para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos frutos, além de manter o completo equilíbrio da plantação. A poda foi realizada no plantio de mudas de laranja distribuídas em 2013 pela prefeitura de Guaçuí em parceria com o Incaper.


Nenhum comentário:

Postar um comentário