segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Incaper realiza curso de boas práticas de fabricação de alimentos em Alegre

Incaper


22/12/2014 - 13h10min

Com o objetivo de capacitar os participantes da feira de produtores rurais, os proprietários de agroindústrias de pequeno porte do município de Alegre, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou entre os dias 29 de outubro e 17 de dezembro um curso de boas práticas de fabricação de alimentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A realização do curso é uma ferramenta para garantir a oferta de produtos alimentícios seguros e de qualidade ao mercado consumidor e também para os programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Essa ação é de grande importância para o município. A qualificação profissional é primordial para a produção de alimentos seguros e com qualidade, resguardando o produtor de possíveis ocorrências lesivas à saúde pública”, ressaltou a extensionista do escritório local do Incaper, Francisca Carvalho. 

Foram realizadas ainda duas excursões com os participantes do curso. Uma para o distrito do Café, em Vargem Alta, no abatedouro de frangos 4 Irmãos e na Unidade de Classificação de Ovos, de propriedade do senhor Sebastião Oliveira Alves e família. A outra foi para a comunidade Feliz Lembrança, em Alegre, na Agroindústria de Processamento de Frutas (polpa), de propriedade de Fábio de Souza Silva, e na Agroindústria de Panificados e Doces. O objetivo dessas excursões foi observar a aplicação das boas práticas de fabricação e a estrutura física que permite a aplicação das mesmas.

Francisca ressaltou ainda a importância do curso para os participantes. “É uma opção de destaque para agregação de renda, associada à satisfação e realização pessoal do produtor ao constatar a aprovação de seus produtos no mercado”.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário