domingo, 28 de dezembro de 2014

Conheça os benefícios do capim-cidreira para tratamento natural à saúde


Publicada em 24/12/2014, às 11h43 | Atualizada em 24/12/2014, às 11h43

Foto Divulgação
Capim Cidreira
O capim cidreira é opção para o tratamento de dores de cabeça, enxaqueca e ansiedade.
Realidade na rede municipal de saúde de Vitória, as práticas integrativas e complementares (PIC's) oferecem várias formas de tratamentos como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, musicoterapia, arteterapia e ioga.
Estão disponíveis aos moradores nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória), e em alguns módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em oferecer as práticas integrativas na rede é promover o resgate ao saber popular, reduzir o consumo de medicamentos sintéticos e incentivar as práticas naturais e os jardins terapêuticos entre a população capixaba.
“É a promoção global da saúde, seja ela física, mental, social e ambiental”, revela a médica homeopata Henriqueta Sacramento, que é referência técnica das PIC's da Semus.
Seguindo essa linha, a médica sugere um dos recursos terapêuticos para promoção natural da saúde. “A opção no tratamento de dores de cabeça, enxaqueca e ansiedade é a utilização do capim-cidreira em infusão, que também é indicado nos casos de cólicas leves intestinais ou uterinas”.
É uma touceira de folhas longas e perfumadas que é muito confundida com a erva-cidreira devido ao aroma agradável. É uma planta que se adapta bem em qualquer ambiente e pode ser cultivada em vaso em casa ou em jardim. É conhecida, também, como capim limão e capim estrada.
A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleos essenciais, que conferem um efeito antiespasmódico, analgésico e tranquilizante suave. Entretanto, as propriedades terapêuticas são muitas: calmante, analgésica, antibactericida, diurética, antidepressiva, digestiva, expectorante, desinfetante e relaxante.
A médica homeopata sugere: “Prepara-se o chá por infusão e pode ser bebido até quatro xícaras por dia. É perfeito após as refeições. Outra opção é o suco de capim-cidreira que é muito apreciado e tem uma receita bem simples. Bate-se no liquidificador cerca de 40 folhas lavadas e cortadas em pedaços em um litro de água. Coar, adoçar a gosto e servir geladinho.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário