quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Instituto Coopeavi promove reciclagem de lixo eletrônico

- A Coopeavi doa materiais eletrônicos em desuso para o Projeto Renavatech
Santa Maria de Jetibá, 17 de dezembro de 2014 - O lixo eletrônico é uma das grandes preocupações do milênio. Com a frenética troca de eletroeletrônicos, cada vez mais entulhamos mais detritos tecnológicos. Além de difícil decomposição, os equipamentos expõem uma série de componentes tóxicos, que podem ocasionar a contaminação ambiental e humana. Por isso, eles não podem ser simplesmente despejados em aterros como o lixo comum. Os mesmos precisam de cuidados especiais, visando sempre o reaproveitamento dos materiais.
A responsabilidade socioambiental com esses periféricos aumenta na mesma proporção que agrava as consequências sofridas pelo meio ambiente. Por outro lado, a atualização dos modelos de dispositivos tecnológicos é essencial para as corporações que querem estar alinhadas com a inovação.
Constantemente a Coopeavi realiza renovação de seus dispositivos de informática, para aprimorar os processos internos para atender e comunicar melhor com os cooperados e clientes. O descarte dos equipamentos em desuso é inevitável. O maior desafio está em dar uma destinação sem impactos negativos ao meio ambiente e a sociedade.
Em Colatina, prefeitura criou o Projeto Renovatech que visa estabelecer destinação adequada aos periféricos. Lá eles fazem a reciclagem das partes que ainda possam ser aproveitadas, separando os resíduos tóxicos dos demais e fazendo a designação adequada. Além de fazer a triagem do material, o projeto visa contribuir com a inclusão social e digital, com a disponibilização de computadores e periféricos reaproveitado na reciclagem.
O Instituto Coopeavi proveu internamente uma ação para reunir os materiais mais antigos, que estavam em desuso, para contribuir com essa iniciativa do Projeto Renovatech.
No início desse mês um veículo baú saiu de Santa Maria de Jetibá com diversos materiais para serem entregues a instituição. Foram doadas baterias, equipamento para expansão de rede, duas impressoras empresariais, dois datas shows, dois módulos de baterias, cinco monitores de computador, cinco fontes, seis notebooks, sete impressoras de cheques, dezessete telefones IP, vinte e quatro cabos de conexão, vinte e seis impressoras matriciais, trinta e dois estabilizadores e 116 cabos de vídeo.
“Ações como essa é muito importante, além fazer a destinação correta desse material, a cooperativa está contribuindo com diversas famílias a terem acesso com mais facilidade a esse mundo conectado.”, sintetiza a analista de projetos do Instituto Coopeavi, Marcela Takiguti.
Sobre a Coopeavi – A Coopeavi é uma cooperativa do segmento Agronegócio, com atuação no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Fundada em 1964. Atualmente conta com mais de 9 mil cooperados, em sua maioria pequenos e médios produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário