segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

TICKET-FEIRA, UMA ALTERNATIVA DE RENDA, TRABALHO E MELHOR ALIMENTAÇÃO.


Em 2003 a Prefeitura de Muqui adotou o Ticket-Feira para os seus funcionários, na época R$3,00 por semana para cada funcionário utilizar na feira livre do produtor. 
Lá se vão 11 anos da ação pioneira e inovadora da Municipalidade de Muqui, cujo Prefeito era José Paulo Viçosi e Secretário de Agricultura José Arcanjo Nunes.
O texto da lei indicava que era o primeiro passo para a implantação do Programa Fome Zero e que não teriam direito ao benefício os Secretários Municipais, Prefeito, Vice e funcionários conveniados.
Este exemplo passou para outros Municípios e hoje, onde ele é executado, faz com que a comunidade rural seja beneficiada e também os funcionários. Com este apoio muitas feiras surgiram e as que já existiam foram reforçadas.
Fica aqui uma sugestão para os Prefeitos conhecerem o funcionamento deste tipo de empreendimento. Indico o Município de Cachoeiro de Itapemirim como referencia, embora o esquema também funciona em outros Municípios.
Este tipo de empreendimento vem gerando emprego e renda nos municípios, bem como um incentivo a uma melhor alimentação para a população urbana. Serve também como motivador para a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal e também como fonte produtora para os produtores fornecedores para a Alimentação Escolar, também financiada pelo Governo Federal. 
Hoje o dinheiro que vem do Governo Federal para custear a Alimentação Escolar obrigatoriamente 30%, no mínimo, tem de ser adquirida da Agricultura Familiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário