segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Vitória vai oferecer tratamento ortodôntico para crianças a partir de janeiro

Publicada em 22/12/2014, às 12h07 | Atualizada em 22/12/2014, às 12h07


Arquivo PMV SECOM
Criança sendo atendida por dentistas
Para ter acesso ao aparelho, a criança deverá iniciar o tratamento odontológico básico em uma das 30 unidade de saúde de Vitória.
A rede municipal de saúde de Vitória disponibilizará, a partir de janeiro de 2015, mais um serviço no Centro Municipal de Especialidades (CME).
Trata-se da especialidade odontológica de ortodontia (aparelho dentário e acompanhamento do tratamento) para crianças com idade entre seis e 12 anos completos.
A ortodontia corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada na boca.

Acesso

Para ter acesso a essa especialidade, a criança deverá iniciar o tratamento odontológico básico em uma das 30 unidade de saúde de Vitória. Esse tratamento consiste em restaurações, exodontias, raspagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor, higiene bucal controlada, entre outras.
“Após a conclusão desse tratamento, o cirurgião dentista fará o encaminhamento para o atendimento especializado no CME, caso haja necessidade”, explica o chefe da área técnica de saúde bucal do município, Egídio Júnior.
Ainda de acordo com Egídio, “apenas o cirurgião dentista ou o ortodontista poderá determinar se a criança necessita de um tratamento ortodôntico. Por meio de um diagnóstico completo e exame clínico, o profissional irá analisar a necessidade e o tipo de tratamento adequado para cada paciente”.
Apesar do atendimento ser priorizado a crianças com idade entre seis e 12 anos, a faixa etária poderá ser estendida em jovens com até 17 anos em casos em que sejam necessários pequenos movimentos ortodônticos, por motivo de trauma ou cárie, ou por perda de dentes anteriores.
Arquivo PMV SECOM
Criança sendo atendida por dentistas
A ortodontia corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão posicionados de forma inadequada na boca.

Problemas

Os dentes quando estão tortos ou não se encaixam corretamente são difíceis de se manterem limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração ou à doença periodontal.
Outro problema é o estresse aos músculos de mastigação que pode causar dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável dos dentes.

Capacitação

Para atender a demanda da especialidade odontológica, todos os cirurgiões dentistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) participaram de duas capacitações, ministradas pelo especialista em ortodontia, Eider Barreto de Oliveira Junior.
As turmas aconteceram neste mês de dezembro na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória) com a participação de 90 profissionais da área. “O mais importante é que realizamos essa capacitação com todos os cirurgiões dentistas sem interferir no atendimento odontológico das unidades de saúde”, revela o chefe de saúde bucal da Semus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário