quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Posse do Conselho do Negro em Cariacica

IMG_0982 copy


Rosemberg Moraes Caetano encarou de forma positiva, como um sinal, a falta de luz durante o evento de posse do Conselho do Negro de Cariacica
Rosemberg Moraes Caetano encarou de forma positiva, como um sinal, a falta de luz durante o evento de posse do Conselho do Negro de Cariacica
Um problema de falta de energia elétrica no prédio da Prefeitura de Cariacica, no momento marcado para a posse do Conselho do Negro de Cariacica, levou a realização da cerimônia ao ar livre, aproveitando a luz natural do fim de dia. Eram 18h50, desta quarta-feira (10), quando Rosemberg Moraes Caitano, um dos representante da instituição Agentes de Pastoral Negros (APNs), tomou a palavra e lembrou: “Era sem luz elétrica que nos reuníamos no fim dos dias, à época da escravidão, para celebrar e renovar nossas forças para a guerra do dia seguinte. Adversidades não são novidade para os negros e, por isso, nos alegramos com este momento”, disse comemorando a posse do 1º Conselho deste tipo da cidade.
O conselho é integrado por representantes do poder público e da sociedade civil, com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da população negra em Cariacica. Ao todo tomaram posse 14 membros, sendo sete representantes da sociedade civil e sete representantes do poder público municipal, com respectivos suplentes, nomeados por ato do Prefeito. O conselho tem por finalidade, segundo a lei 4.804, de 6 de agosto de 2010, fiscalizar, apreciar, aprovar e acompanhar a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Noemi Dandara tem apenas 19 anos, mas já pensa no coletivo e na luta pela igualdade dos negros
Noemi Dandara tem apenas 19 anos, mas já pensa no coletivo e na luta pela igualdade dos negros
A expectativa das entidades representativas são mais igualdade e políticas que mirem na diminuição das práticas racistas. Para a conselheira titular representante da APNs, Noemi Dandara Rangel Monteiro, a luta diária seguirá nesse sentido. Aos 19 anos, contou que nasceu militando nas causas defendidas por seus pais. “Cresci com o exemplo deles e educação que me deu condições para formar um senso crítico, além de consciência política para requerer os nossos direitos de igualdade. Junto aos demais conselheiros, vamos discutir quais podem ser as políticas públicas necessárias para alcançarmos isso”, afirmou Noemi.
O prefeito Geraldo Luzia Junior, durante a cerimônia para assinaturas de posse, deu mais uma notícia positiva para a garantia de representatividade dos negros.
“A reforma administrativa mudou a nomenclatura de ‘Gerência de Igualdade Racial’ para ‘Coordenação de Igualdade Racial’, mas isto será desfeito já em janeiro. Agora é a hora de avançarmos com políticas concretas que fomentem a igualdade e isto só será possível devido à organização econômica e administrativa que estamos conquistando. Ainda com poucos recursos, já podemos planejar investimentos e busca de parcerias para trazer mais resultados à população”, comentou Juninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário