segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Economia solidária gera trabalho e renda em Vila Velha

Alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social é uma das propostas da Economia Solidária, comemorada hoje no dia denominado nacional sobre o tema. Vila Velha, por meio da gerência de Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, destaca-se por ser o município capixaba pioneiro na criação de legislação de fomento ao tema.
 
Com legislação específica, o município conta com Conselho Municipal de Economia Popular Solidária, composto por representantes do poder público e dos grupos existentes no município e criou também o Fundo Municipal de Economia Popular Solidária, que pode receber doações e repasse de entidades governamentais.
 
Vila Velha conta com grupos que envolvem cerca de 150 famílias diretamente e mais de 500 famílias indiretamente. Destaque para a Rede Vila Velhense de Economia Solidária (Revivesol), O Banco Verde Vida e o Banco Terra.
 
A Revivesol abriga grupos de artesanato e mantém uma loja na Rodoviária do município onde são encontradas peças produzidas de forma artesanal.
 
O Banco Verde promove a circulação da moeda social. Duas vezes na semana acontece a troca de matérias recicláveis pela Moeda Verde que pode ser trocada por alimentos diretamente no Supermercado Solidário. No mesmo espaço encontramos a Unidade Produtiva de Sabão Ecológico que tem como principal matéria prima o óleo de cozinha usado.
 
Já em Terra Vermelha, encontramos o Banco Terra que abre crédito aos pequenos empreendedores residentes na Região V do município. A iniciativa garante a circulação de renda representada pela moeda na própria comunidade e garante a sobrevivência de pequenos comércios locais possibilitando o aumento de postos de trabalho e melhor distribuição de riquezas

Nenhum comentário:

Postar um comentário