terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Em Cachoeiro Gestantes agora têm vacina contra coqueluche pelo SUS

A vacina Tríplice Acelular (DTPa), contra coqueluche, difteria e tétano, agora é oferecida gratuitamente a gestantes na rede pública de saúde. Antes encontrada apenas em clínicas particulares, ela já está disponível nas unidades básicas de Cachoeiro de Itapemirim que têm sala de vacinação. Devem tomá-la quem está entre a 27ª e a 36ª semana de gestação.


A inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.
Profissionais de UTIs neonatal e maternidades também estão sendo imunizados. Em Cachoeiro, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, pelo menos, 400 pessoas que atuam na área, com o objetivo de evitar o contágio para recém-nascidos. O trabalho já começou e deve seguir até o próximo dia 19.

“Essa ação é importantíssima porque a coqueluche está voltando no país. Apesar de ser imunoprevenível, ela está acometendo principalmente os menores de um ano. A maioria dos adultos já se vacinou contra a coqueluche, mas a dose que tomamos na infância vai perdendo o efeito ao longo dos anos e a pessoa pode se tornar um transmissor para as crianças. A dose nos adultos deve ser reforçada a cada dez anos”, explica a coordenadora municipal de imunização, Marusca Mesquita.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda e uma das principais causas de mortalidade infantil. As principais complicações secundárias são respiratórias, como, por exemplo, a pneumonia.
A imunização contra a coqueluche já é oferecida para crianças na rede pública. O esquema vacinal começa com a pentavalente, administrada aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. A criança recebe ainda dois reforços com a vacina DTP (difteria, tétano, coqueluche). O primeiro reforço deve ser administrado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos.

Transmissão
A coqueluche é causada por uma bactéria transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas de secreção eliminadas ao falar, espirrar e tossir.

Sintomas
A doença é caracterizada por espasmos de tosses que podem durar até 30 minutos e se repetem muitas vezes ao dia. Não apresenta febre, mas pode ter coriza na fase considerada catarral, que costuma aparecer após a primeira semana de contágio. Como os adultos já foram imunizados, acabam desenvolvendo quadros mais leves, o que dificulta o diagnóstico.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito com exames laboratoriais. Se confirmada a doença, são receitados antibióticos imediatamente, porque, principalmente quando atinge recém-nascidos, pode causar a morte. O índice de letalidade nos bebês é considerado alto: cerca de 10% dos que são contaminados não resistem caso o tratamento correto não seja iniciado rapidamente.


Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário