segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Cata-Móveis completa um ano com mais de mil atendimentos

Desde que foi implantado, há um ano, o Cata-Móveis já atendeu a 1.098 famílias que precisavam se desfazer de móveis e eletrodomésticos e não tinham como descartar os utensílios. São geladeiras, sofás, cadeiras, computadores, mesas, fogões, camas, entre outros objetos. Esse serviço, por meio do Instituto “Eu Tenho um Sonho”, realizou a felicidade de 80 famílias.
 
Uma dessas famílias é a da costureira Dinah Alves, 51. Moradora de Terra Vermelha, ela participa do instituto fazendo artesanato e já ajudou a distribuir objetos para mais de 10 famílias que moram próximo a sua residência, além de ser beneficiada com uma máquina de lavar, que foi recolhida pelo projeto.
 
“Com o que ganho, por mês, era praticamente impossível comprar uma máquina, por isso que essa ajuda veio em boa hora. O Cata-Móveisrepresenta tudo para nós”, afirmou.
 
O serviço foi criado pela Prefeitura de Vila Velha com o objetivo de evitar que os objetos sejam descartados de forma irregular. São dois caminhões baús que recolhem, gratuitamente, móveis e utensílios domésticos.
 
Cata-Móveis atende as cinco regiões de Vila Velha e deve ser solicitado na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 0800 283 9059. Ao realizar o pedido, serão agendados dia e horário para o recolhimento.

O objeto recolhido é armazenado em um galpão para avaliação técnica. Após esta avaliação, se o material for servível (em bom estado de conservação) é encaminhado para o projeto “Eu tenho um Sonho” e será doado.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Eliomar Brizolinha, o Cata-Móveis é importante, principalmente nesta época, quando aumenta a quantidade de utensílios descartados. “Muitas pessoas aproveitam o fim do ano para comprar móveis e eletrodomésticos, e acabam descartando os usados nas ruas ou canais, afetando o meio ambiente contribuindo para os alagamentos na cidade. Ao recolher e reaproveitar esses móveis será possível gerar renda aos catadores com a reciclagem dos materiais, reduzir o envio de resíduos ao aterro sanitário e reduzir o volume de materiais jogados em locais inadequados. O Cata-Móveis contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário