quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Extensionista do Incaper é homenageado na Câmara dos Deputados, em Brasília

Assessoria do Deputado José Silva (MG)
Fábio Lopes Dalbom representou o ES na homenagem aos extensionistas, em Brasília


11/12/2014 - 07h48min

Na última quarta-feira (10), o extensionista Fábio Lopes Dalbom, servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi homenageado como “extensionista destaque” durante a sessão solene dos 66 anos da extensão rural no Brasil e do Dia do Extensionista Rural, na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

A homenagem e a sessão foram propostas pelo deputado federal José Silva (MG) que é o presidente da frente parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Na ocasião, foi homenageado um extensionista de cada estado do Brasil e o extensionista do Incaper, que atua no município de Iconha, representou o Espírito Santo.

“Sinto orgulho por ser extensionista. É uma honra muito grande poder representar os extensionistas capixabas. Fico feliz por ver a extensão rural ser valorizada por seu importante papel no desenvolvimento do espaço rural e dos agricultores familiares”, afirmou Fábio. 

Ele disse que ficou surpreso com a indicação, uma vez que a instituição possui inúmeros extensionistas com trabalho reconhecido. “Essa homenagem aumenta minha responsabilidade com a atividade de extensão rural”, falou Fábio.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza, o nome do servidor Fábio Lopes Dalbom foi escolhido para representar o instituto devido a todas as realizações que ele vem implementando dentro do município de Iconha juntamente com os demais membros do escritório local, além de ser um extensionista que vem desenvolvendo vários trabalhos em parceria com as associações de agricultores do município. No Incaper, ele participou ativamente do processo de reformulação do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) e também da elaboração do processo de Integração Pesquisa e Ater.

“Fábio é um extensionista que tem uma visão de trabalho integrado entre pesquisa e extensão rural. A homenagem que ele recebeu na Câmara Federal também é uma forma de conhecerem o trabalho que ele vem desenvolvendo nos últimos anos em Iconha e nos representa muito bem. Fico orgulhoso de estar diretor-presidente e referendar o nome dele para receber essa homenagem", falou Maxwel.

Extensionista homenageado

Fábio Lopes Dalbom é agente de extensão em desenvolvimento rural, com licenciatura plena em Ciências Sociais e especialista em ensino de Geografia e Meio Ambiente. Ingressou no Incaper em 2005 e hoje atua no município de Iconha. 

Suas principais ações desenvolvidas na extensão rural são apoio e fortalecimento das organizações sociais rurais; implementação de políticas públicas, em especial as de apoio à comercialização; elaboração de planos e projetos de desenvolvimento rural; capacitação de agricultores; atuação em diversos conselhos, como Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Colegiado Territorial, Comitê do Pronatec Campo no ES, e Comitê de Desenvolvimento Territorial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld - assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Nenhum comentário:

Postar um comentário