Laço Branco: Cariacica pelo fim da violência contra a mulher
A Prefeitura de Cariacica aderiu à campanha “Laço Branco”, a maior campanha mundial voltada para o envolvimento de homens sobre violência contra a mulher. Por meio da Gerência dos Direitos da Mulher, nesta sexta (5) serão realizadas ações de conscientização, na Avenida Expedito Garcia no horário das 9h às 16h.
O objetivo da campanha é, principalmente, sensibilizar os homens, pois os índices da violência contra a mulher são alarmantes. Durante a ação haverá distribuição de informativos e panfletagem.
O Espírito Santo é o estado brasileiro mais violento para as mulheres. A taxa de mortes femininas por violência doméstica no estado foi de 11,24 mortes para cada 100 mil mulheres – bem acima da média brasileira, de 5,82, e seis vezes maior que a do Piauí (2,71), o estado com menos registros deste tipo de violência, geralmente praticada por pessoas íntimas das vítimas.
“A campanha é importante para desconstruir a cultura de violência contra a mulher que permeia a sociedade”, destaca Ivanete de Fátima Siqueira Carlos, gerente dos Direitos da Mulher.
Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher
No Brasil, a partir de 2007, comemora-se o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Lei Nº 11.489, de 20/06/2007). A data faz alusão ao Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), onde 14 estudantes da Escola Politécnica de Monstreal foram assassinadas, no dia 6 de dezembro de 1989. O massacre tornou-se o símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário