quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Seminário sobre uso da água debate desafios e mudança de hábitos

IMG_1046 copiar

  • postado em 5 fev 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente – SEMDEC
  • Fotos: Claudio Postay
  • Dois professores deram uma verdadeira aula sobre a importância da água e o que deve ser feito para preservá-la. O assunto está em alta com a escassez de água chegando à torneira de muitos e o problema tende a se agravar se a população não respeitar o meio ambiente, com mudança de hábitos. A estiagem já ocorreu em outros momentos na história, assim como períodos de forte chuva, porém a intensidade e o número de incidências tendem a aumentar. Essa análise é do professor Antônio Sérgio Ferreira Mendonça, palestrante do Seminário em Defesa das Águas, realizado na manhã desta quinta (5), no auditório do Sest/Senat.
    Defensor de uma política que avance na proteção das bacias hidrográficas como um todo, desde o rio principal aos seus afluentes, o professor explicou que o maior e melhor reservatório de água que possuímos são os lençóis freáticos. O professor lembra que esses verdadeiros bolsões de água dependem da chuva, mas dependem muito mais de proteção das nascentes, mata ciliar e do cuidado com os cursos d’água.
    IMG_1061 copiarA aula continuou com o professor e engenheiro especialista em recursos hídricos Robson Sarmento. Para ele, o momento requer duas decisões: “Fechar a torneira já e planejar ações que vão garantir, no futuro, que períodos de seca ou de enchentes afetem, o mínimo possível, a todos nós”, sentenciou.
    Apesar de ter sido realizado em Cariacica, o seminário tem âmbito metropolitano. Para representar a região estiveram presentes o governador do Estado, Paulo Hartung, e os prefeitos de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, e de Vila Velha, Rodney Miranda. Também compareceram lideranças e representantes comunitários e sociedade em geral.
    O governador, que tem demonstrado preocupação com a crise de abastecimento, enalteceu a iniciativa do prefeito Juninho. Ele lembrou que, há pouco mais de um ano, o Estado vivia uma enchente de grande porte e que hoje vive o inverso. “Temos de enfrentar tais problemas de frente e o diálogo com toda a sociedade é imprescindível. O problema não será resolvido com decretos, mas com a mudança de hábitos de cada um”, disse o governador.
    O prefeito agradeceu a presença de todos e encerrou o seminário lembrando que cada um precisa fazer sua parte. “O Seminário é um ato da Região Metropolitana, pois esse assunto é necessário ser discutido e acordado pela Grande Vitória como um todo. Hoje plantamos e regamos uma semente, mas necessitamos da ação imediata de cada indivíduo para enfrentarmos a escassez de água hoje”, disse o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior.
    Ações da Prefeitura de CariacicaIMG_1046 copiar
    A Prefeitura de Cariacica trata dos recursos naturais de forma pontual e planejada. A realização do seminário teve como objetivo pluralizar as discussões e ampliar o conhecimento sobre as ações que devem ser tomadas, tanto em Cariacica como na Região Metropolitana da Grande Vitória. Além do seminário, a Prefeitura já implantou uma campanha para economia de água e energia nos prédios públicos municipais, com objetivo de alcançar 20%.
    Antes, porém, vinha-se estabelecendo discussões nesse sentido. Já foram elaborados o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), para água e esgoto, e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que contemplam também a preservação e o uso adequado da água. Os planos possuem uma análise completa, desde os mananciais de água até a distribuição para cada casa, e prevê as ações necessárias para os próximos 30 anos.
    O PMSB já foi aprovado pela Câmara de Vereadores enquanto o PMGIRS será encaminhado para aprovação. Ambos foram elaborados em parceria com a sociedade e submetidos a audiências públicas, o que favoreceu a aceitação popular e melhor construção de cada um.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário