quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

EMPRESA CAPIXABA LANÇA INCUBADORA PARA ESTIMULAR INOVAÇÃO SOCIAL



A Prototípica Pesquisa & Desenvolvimento, empresa capixaba especializada em inovação social, acaba de lançar uma nova iniciativa: a Itape, Incubadora de Tecnologias Abertas e Permacultura. Focada no segmento de micro e pequenos negócios da economia tradicional, a Itape utiliza ferramentas de design, comunicação e tecnologia para desenvolver negócios, produtos e serviços que promovam a geração de riquezas e melhorem a vida das pessoas.

Fundada pelo jornalista Alex Cavalcanti e pelo designer e professor Hugo Cristo, a Prototípica atua há dois anos no mercado capixaba, desenvolvendo produtos próprios e para terceiros. Com vasta experiência em comunicação, design visual e digital, a empresa se diferencia por investir em ciência, tecnologia & inovação (C,T & I) para desenvolver e aprimorar também produtos, serviços e negócios da economia tradicional.

"Entendemos que os negócios tradicionais, fora do circuito das startups e empresas de tecnologia, também são fundamentais para o desenvolvimento regional e geração de trabalho e renda", defende o diretor-executivo da empresa, Alex Cavalcanti. 

Para realizar esse trabalho, a empresa conta com a preciosa orientação do professor Hugo Cristo (designer, Mestre e Doutor em Psicologia), que tem dez anos de experiência na construção de parcerias entre a academia e a iniciativa privada, além de ser  idealizador de inúmeros projetos bem sucedidos, em diversos segmentos de negócio. "Estamos em um momento crítico, por exemplo, por conta da crise hídrica, e há milhares de famílias que dependem da inovação social em design para resolver seus problemas na agricultura familiar", argumenta Hugo Cristo. 

Para apoiar os micro e pequenos empreendedores, a Prototípica está construindo parcerias com outras empresas e entidades. "O professor Hugo faz parte do nosso quadro societário e é nosso conselheiro científico nas áreas de design e inovação. Com sua orientação, construímos pontes entre o conhecimento gerado na comunidade científica e as necessidades dos empreendedores", explica Cavalcanti.

TECNOLOGIAS ABERTAS E PERMACULTURA
Dois conceitos fundamentais orientam a operação da Itape: as tecnologias abertas são aquelas construídas colaborativamente, envolvendo o usuário no processo desde o primeiro momento. "O objetivo da abertura é que as pessoas dominem e sintam-se donas das tecnologias e soluções que utilizam, podendo se apropriar delas e modificá-las de acordo com suas demandas. É geração de autonomia", explica Cristo. 

Já a permacultura consiste em um conjunto de princípios éticos que orientam todo o processo de design, seja de um produto, serviço ou modelo de negócio: o respeito e preservação dos recursos naturais (cuidado com a Terra); o respeito às pessoas, suas comunidades, tradições e relações sociais (cuidado com as pessoas); e a partilha justa  e sustentável da produção, bem como dos seus meios. "Tecnologias abertas projetadas segundo princípios éticos tão sólidos poderiam minimizar ou até solucionar muitos dos problemas que estamos enfrentamos no presente", salienta Cavalcanti.
 

SOBRE A PROTOTÍPICA
A Prototípica Pesquisa & Desenvolvimento foi fundada com recursos próprios, em junho de 2013. Localizada em Vila Velha, a empresa conta com laboratório de fabricação e prototipagem; biblioteca com mais de mil títulos nas áreas de Design, Comunicação, Negócios, Economia, Filosofia, Ciências Humanas e Tecnologia; e espaço para treinamento com capacidade para receber até 12 empreendedores. 



Mais informações:
Telefone: 27 3075-0990 / 9-9237-6877

Nenhum comentário:

Postar um comentário