terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Altas temperaturas podem prejudicar a produção de Tilápias - 21/1/2013


 

A Apigua (Associação dos Piscicultores do Guaxe) produz em média 11 toneladas de tilápia mês, mas devido às altas temperaturas em média 10% da produção foi perdida. Os peixes devem estar em tanques com temperaturas em média de 26 a 28 graus, acima disso, existe também a redução pela metade na alimentação, isso dificulta o crescimento do peixe e o ciclo de produção que geralmente são seis meses e com o calor acaba indo a oito meses, dificultando um pouco mais a despesca.
Segundo Juliana Barros do ValeCoordenadora do Programa de Aquicultura do Incaper, quando a temperatura estiver acima de 30º graus, os peixes devem ser alimentados com menos frequência, evitar mexer muito.
Para evitar a mortalidade o criador deve migrar os peixes para tanques onde a temperatura seja mais baixa, alerta Juliana.
No Espírito Santo, a aquicultura é responsável pela produção de seis mil toneladas por ano. São 37 cooperativas, associações e colônias, que, ao todo, envolvem 17 mil pescadores com registro.
As associações de piscicultores e pescadores no Estado estão nos municípios de Linhares, São Mateus, Aracruz, Serra, Anchieta, Boa Esperança, e estes são responsáveis por cerca de 350 toneladas/ano de produção de Tilápia.
Somente a Associação Capixaba de Aquicultores, que envolve cerca de 12 municípios e 40 associados, produz anualmente mais de 140 toneladas/ano. Grande parte de sua produção é proveniente de viveiros escavados.

Redação Campo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário