quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aberta Temporada 2013 do Theatro Carlos Gomes



Um dos mais importantes palcos para as artes cênicas no Espírito Santo, o Theatro Carlos Gomes dá início à temporada de 2013 com a Mostra Residência na próxima quarta-feira (23) e anuncia uma prévia da sua programação para este ano. Espetáculos musicais, concertos, peças de teatro e apresentações de dança locais e nacionais prometem agradar aos mais diversos públicos durante todo o ano.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Maurício José da Silva, explica que a programação de 2013 irá oferecer espetáculos com reconhecida qualidade de grupos nacionais e locais. "Também queremos proporcionar o acesso do público a obras com diferentes propostas estéticas e de linguagem. Uma outra perspectiva do Theatro é contribuir para a formação e ampliação de públicos para as artes cênicas", diz o secretário.

O secretário também ressalta que, ao longo do ano, será viabilizada a participação de jovens e adolescentes moradores dos bairros da Grande Vitória atendidos pelo Programa Estado Presente nas atividades do Theatro. "Além do acesso a shows e espetáculos, a Secult possibilitará que esses jovens conheçam um pouco mais sobre esse importante patrimônio arquitetônico que é o Theatro Carlos Gomes", afirma Maurício.

Mostra Residência

O início do calendário anual será com a peça "Cabeça de Papelão", texto de João do Rio com a montagem do grupo paulista Cia da Revista. Essa atração é a convidada para abrir a Mostra Residência, evento que irá até domingo (27) e contará com mais quatro apresentações locais de teatro e de dança que foram contemplados pelos Editais de Residência em Artes Cênicas da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

A Mostra Residência apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos por grupos e companhias de teatro e de dança com a participação de diretores e coreógrafos reconhecidos nacionalmente que foram convidados a transmitir
seus conhecimentos e experiências para os artistas locais. Por meio dessa iniciativa, a Secult busca promover o crescimento e o aperfeiçoamento das artes cênicas no Espírito Santo, além de possibilitar o intercâmbio artístico-cultural.

Para este ano, também estão previstos 18 espetáculos nacionais. Boa parte deles já receberam premiações e são reconhecidos pela crítica especializada. Entre essas atrações, há montagens teatrais nos mais diversos gêneros, apresentações de dança e peças infantis (ver lista das atrações nacionais e a programação da Mostra Residência no final da matéria).

A programação continua

Com início no próximo mês de fevereiro e seguindo até dezembro, os concertos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) também fazem parte da agenda do Theatro Carlos Gomes. Ao todo, serão 28 apresentações organizadas em 17 programas diferentes. Essas apresentações estão previstas para serem realizadas nas segundas e últimas quartas-feiras e nas últimas quintas-feiras de cada mês. Em 2013, o Theatro também deverá receber alguns concertos com músicos e orquestras internacionais.

Outro projeto que terá continuidade neste ano é o Quartas no Theatro. Por meio dessa ação, o palco do Carlos Gomes recebe shows musicais, peças de teatro e espetáculos de dança de artistas locais. De março até o final do ano, serão realizadas cerca de 25 apresentações - todas com ingressos a preços populares.

Ao longo de 2013, outros eventos artístico-culturais farão parte da programação do Theatro Carlos Gomes. Entre eles vale citar, a terceira edição do Festival ES de Dança, cuja realização está prevista para o mês de junho. Além das atividades já mencionadas, a agenda do Carlos Gomes também tem garantido espaço para os trabalhos de grupos e artistas locais os mais diversos.

Programação Mostra Residência
Dia 23/01 (quarta-feira), às 20 horas
- Abertura com o espetáculo convidado "Cabeça de Papelão", da Cia da Revista

Dia 25/01 (sexta-feira)
- 18 horas - "Pé de que tem", do Cia. Circo Teatro Capixaba (em frente ao
Theatro Carlos Gomes)
- 20 horas - "Contemporaneidade em Dança de Rua", da Companhia Vitória Street

Dia 26/01 (sábado)

- 20 horas - "Meu Lugar: meu umbigo no centro do mundo", da EluzArtes

Dia 27/01 (domingo)
- 17 e 20 horas - "Credores", da Boyásha Trup
Ingressos: R$ 2,00 (inteiro) e R$1,00 (meio)
Bilheteria: venda de ingressos no dia de cada espetáculo

Abaixo, alguns dos espetáculos e companhias nacionais que deverão se apresentar no Theatro Carlos Gomes ao longo de 2013:

- Órfãos (SP) - Comédia eleita a melhor peça adulta do 16º Cultura Inglesa Festival. Direção de Clara Carvalho. Elenco: Isabella Lemos, Marcelo Pacífico, Renaldo Taunay e Antonio Haddad Aguerre.

- Tarja Preta (RJ) - Comédia. Com texto da roteirista Adriana Falcão, a peça foi indicada como um dos melhores espetáculos pelo jornal O Globo.

- A volta ao mundo em 80 dias (SP) - Peça infantil feita a partir da adaptação do texto do Júlio Verne pela Cia. Le Plat duJour. A montagem faz uso de câmeras conferindo um caráter multídia ao texto.

- A Primeira Vista (RJ) - Com as atrizes Drica Moraes e Mariana Lima, a peça promete comover e fazer o público rir. Direção de Enrique Diaz. Em 2012, a peça foi considerada uma das dez melhores pelo jornal O Globo.

- São Paulo Cia de Dança (SP) - Sob a direção de Inês Bogéa, o grupo foi criado em 2008 e tem arrematado diversos prêmios pelo País graças à qualidade técnica dos seus bailarinos. Em 2012, sua montagem Bachiana nº 1 foi eleita pela revista Veja SP o melhor espetáculo de dança do ano.

- Arte (RJ) - Comédia escrita pela premiada autora francesa Yasmina Reza (mesma autora da peça "Deus da Carnificina"). O elenco conta com os atores Vladimir Britchta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel. A peça foi considerada uma das dez melhores pelo jornal O Globo em 2012.

- Festival Internacional de Improvisação (MG) - O programa inclui os clássicos jogos de improvisação que vêm ganhando numerosos adeptos no teatro, televisão e internet, até propostas experimentais que buscam outras formas de abrir o processo de criação ao público.

- Penélope (SP). Espetáculo infantil. Texto de Flávio de Souza com a atriz Ângela Dip. No palco, o público irá reencontrar a personagem que fez parte da série televisiva Castelo Rá-Tim-Bum, a repórter Penélope.

- Barril (SP) - Monólogo escrito e encenado por Ângela Dip. A peça mostra, de forma bem humorada, a solidão de uma mulher confinada dentro de um barril.

- Novela Brasil (RJ) - Os atores Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack fazem o público gargalhar com paródias de personagens populares das novelas brasileiras.

- O menino que brincava de ser (RJ) - Montagem do livro homônimo da premiada autora infantil Georgina Martins, a peça conta a história de crianças que brincam de "faz-de-conta", interpretando os mais diversos personagens.

- Tudo Que Eu Queria Te Dizer (RJ) - Baseada no famoso livro de Martha Medeiros, a peça é um divertido monólogo com atriz Ana Beatriz Nogueira. O texto aborda as relações humanas: homem-mulher, mãe-filha, psicanalista- paciente, entre outros.

- Camille e Rodin (SP) - Recomendada pela Veja como um dos melhores espetáculos deste ano, a peça conta com os atores Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore e narra o relacionamento de quinze anos entre o escultor Auguste Rodin e sua discípula Camille Claudel.

- Raimunda, Raimunda (RJ) - Em comemoração aos 50 anos de carreira, Regina Duarte dirige e atua nesse espetáculo com mais cinco atores. A trama narra a história de uma cearense que decide abandonar sua terra natal e ir para o Rio de Janeiro em busca do sonho de ser enfermeira.

- Histórias pelo Telefone (SP) - Espetáculo infantil. Adaptação do livro Fábulas por Telefone, de Gianni Rodari, pela Cia. Delas, a peça narra a história de uma menina que só consegue dormir depois de ouvir a voz do pai.

- O Olho Azul da Falecida (RJ) - Estrelada por Marco Pigossi, a peça que gira em torno da história de Hal que, mesmo tendo recebido uma criação extremamente religiosa, decide roubar um banco no dia da morte da mãe.

- Doidas e Santas (RJ) - Com a produção e atuação de Cissa Guimarães, sob a direção de Ernesto Piccolo, a peça é uma criação de Regiana Antonini livremente inspirada nas obras de Martha Medeiros. Giuseppe Oristanio e Josie
Antello também fazem parte do elenco.

- O bobo do rei (SP) - Adaptação de Angelo Brandini realizada pela Cia. Vagalum Tum Tum, essa peça infantil mistura Rei Lear, de Shakespeare, e com a linguagem de palhaço. A narrativa fala de um monarca entediado que decide dividir o reino entre as suas três filhas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
(27) 3636-7110
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário