quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SEPARANDO A PESSOA DE SUA AÇÃO PRÁTICA

                                            Augusto Ruschi um dia me relatou e me fez fazer um quadro imaginário da figura e do caráter de Orlando Bonfim Junior.
                                           Mas quem foi Orlando Bonfim Junior? 
                                           O que posso dizer é o que segue:
                                           Orlando Bonfim Junior, filho de Santa Teresa, militante importante e de destaque na estrutura do Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi morto durante a Ditadura Militar/Civil, desapareceu e nunca encontrado.
                                           Ruschi me contou que foi contemporâneo de Orlando Bonfim Junior. Que eles não tinham as mesmas idéias políticas, mas que por ele tinha o maior respeito e admiração.
                                           Por ter sido um importante membro do PCB, Bonfim viveu na clandestinidade e a polícia a sua procura.  Ruschi me disse que algumas vezes ajudou no encontro de Bonfim com a sua mãe.
                                           Segundo Ruschi o seu conterâneo escrevia muito bem, tinha uma grande habilidade e inteligência:
                                            -Ele nunca combatia as pessoas, mas as suas idéias e as suas ações. Quando falava do Governo, que ele era inimigo e adversário, falava das suas ações e de sua postura, nunca atacava a pessoa, o indivíduo.
                                            Eu ouvi este relatado na década de 70 e nunca mais esqueci, aliás sempre lembro dele e gosto de repassar adiante. 
                                             Quando criticamos uma pessoa por força de sua postura, sempre vamos correr o risco de nos perdermos e nos afastar do concreto, do real e da sua ação que não concordamos.
                                             Obrigado meu mestre Ruschi.
                                            Orlando Bonfim Junior, não o conheci, mas tenho o maior respeito pelo teu caráter



Nenhum comentário:

Postar um comentário