quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

​Sarampo e Paralisia: Vila Velha monitora a cobertura vacinal das crianças

Equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde estão realizando visitas domiciliares nos bairros de Vila Velha para verificar a situação vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos. São 17 equipes. Cada uma visitará, em média, 50 casas ao longo dessa semana. Durante a abordagem, o cartão de vacinação da criança será solicitado para que o profissional verifique se a criança foi imunizada contra o Sarampo e a Paralisia Infantil.

“Quando o profissional verificar o cartão e identificar a falta das vacinas contra a Paralisia ou o Sarampo, a criança receberá a vacina ali mesmo, na sua residência. Identificando a falta de outras vacinas, os profissionais orientarão o responsável pelo menor, que procure a Unidade de Saúde mais próxima, e leve a criança para receber a dose da vacina pendente. Essa é uma forma de manter o cartão de vacinação das crianças em dia, e garantir mais saúde para esses pequenos”, disse a técnica em Imunização da Secretaria de Saúde de Vila Velha, Michele Grazielli Carvalho.

Essa ação que está sendo realizada é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde a década de 1980 e vem sendo adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira.

“É um método bastante útil para avaliação da situação vacinal local. Seus resultados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão sobre a definição ou redefinição de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade”, completou Michele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário