sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Previsão de chuva durante o Carnaval de Vitória

Secom/Romero Mendonça


06/02/2015 - 15h14min

O folião que vai ao Sambão do Povo, em Vitória, curtir o desfile das escolas de samba do Espírito Santo pode preparar o guarda-chuva. Segundo a previsão realizada pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), vai chover nos dias de festa. 

Nesta sexta-feira (6), o sol continua aparecendo entre muitas nuvens em todo o Espírito Santo por causa da atuação de um sistema de baixa pressão sobre o mar. A previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora em todo o Estado, mas com maiores chances entre a tarde e à noite. O ar fica menos abafado. Essa chuva pode ser volumosa em alguns pontos da Grande Vitória e, também em alguns pontos das regiões Nordeste, Noroeste, Serrana e Grande Vitória. 

O sábado (07) deverá ser de tempo instável, com o sol quase não aparecendo. A previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o Estado e a temperatura deve permanecer estável. No domingo (08), o sol volta a aparecer entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões do Espírito Santo. 

A tendência é que a segunda-feira (09) comece com sol no Estado, mas as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva entre a tarde e à noite. Já a terça-feira (10) deve ter predomínio de sol nas terras capixabas. No entanto, existe a possibilidade da ocorrência de pancadas isoladas de chuva na região do Sul-Caparaó e do ABC Capixaba (Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado), apenas. 

Acumulados de chuva

Na última quarta-feira (04), a chuva voltou a cair após um longo período de estiagem no Espírito Santo. Em algumas regiões, não chovia desde a segunda semana de dezembro. A região de Serra Pelada, em Afonso Cláudio, foi a que registrou o maior volume de chuva do Estado até a manhã desta sexta-feira (06), chegando a 70 mm. Vale ressaltar que, apesar de amenizar a seca no Estado, a chuva dos últimos dias não é suficiente para resolver os problemas existentes nas lavouras e pastagens causados pela seca e elevar o nível dos reservatórios de água que abastecem as cidades a ponto de atingir a normalidade.

Confira o volume acumulado de chuva desta semana em algumas cidades 
Afonso Cláudio (Serra Pelada): 70 mm 
Barra de São Francisco (Centro): 24 mm 
Cachoeiro do Itapemirim: 20,2 mm 
Castelo (Garage): 12 mm 
Aracruz: 4 mm 
São Matheus: 13 mm 
Colatina: 32,4 mm 
Mantenópolis: 17 mm 
Itarana: 21,2 mm 
Santa Maria de Jetibá: 24 mm 
Baixo Guandú: 18,8 
Laranja da Terra: 54 mm 
Brejetuba: 40,8 mm 
Muniz Freire: 25 mm 
Guaçuí: 13 mm 
Pinheiros: 10 mm 
Alegre (Café): 09 mm 
Cariacica: 3 mm 
Ecoporanga: 18 mm 
Fundão: 05 mm 
Governador Lindemberg: 13 mm 
Itaguaçu: 22 mm 
Guarapari: 2 mm 
Itapemirim: 7 mm 
Nova Venécia (Centro): 13 mm 
Venda Nova: 21,6 mm 
Santa Teresa: 31 mm 
São Roque do Canaã: 22 mm 
Serra: 4 mm 
Vila Velha: 02 mm 
Vitória (Jardim Camburi): 4 mm 



Assessoria de Comunicação – Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Hércules Nascimento

Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865 

Nenhum comentário:

Postar um comentário