segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Instituições de São Gabriel da Palha discutem distribuição de mudas de café tolerantes à seca

Incaper


09/02/2015 - 14h27min

No município de São Gabriel da Palha, um grupo de trabalho, que reúne diversas instituições, tem discutido critérios para o repasse de 50 mil mudas da variedade de café conilon de propagação por sementes para o Espírito Santo, o Robusta Tropical - ‘Emcaper 8151’-, tolerante à seca. A variedade foi desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

O grupo de trabalho é composto pelo Incaper, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valério; Escola Família Agrícola do Córrego Bley (MEPES) e Associação dos Pastores Evangélicos de São Gabriel da Palha.

As mudas do Robusta Tropical estão sendo produzidas no viveiro da Prefeitura de São Gabriel da Palha com sementes fornecidas pela Fazenda Experimental do Incaper de Marilândia.

De acordo com o extensionista do Incaper, Carlos Lobo Teixeira, o público alvo desse trabalho são os agricultores de base familiar, inclusive os de assentamentos. “Pretendemos priorizar aqueles produtores rurais com menos possibilidades de adoção de tecnologias que demandem custo adicional em sua condução e que dispõem de pouca disponibilidade hídrica”, relatou Lobo.

Ele afirmou que esse trabalho tem continuidade no município pelo quarto ano consecutivo. “Neste momento em que o Espírito Santo passa pela maior crise de água dos últimos 40 anos, essa variedade de café conilon, de baixa exigência hídrica, contribuirá para a redução do consumo de água, notadamente na fase de formação da lavoura, onde essa exigência é primordial”, explicou Carlos Lobo Teixeira.

‘Robusta Tropical’

A variedade ‘Robusta Tropical’ foi liberada para o plantio em 2000 e é a única melhorada de café conilon de propagação por semente para o Espírito Santo. Além da alta produtividade e ampla base genética, possui como características a rusticidade, o que proporciona maior tolerância à seca, sendo uma alternativa viável para regiões com déficit hídrico. Atualmente, há cerca de 50 mil hectares plantados dessa variedade de café no Espírito Santo.

Todas as regiões do Estado que cultivam de conilon estão aptas ao plantio dessa variedade.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário