terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Em Cachoeiro jovens do campo buscam ensino médio com curso técnico

Escola Família Agrícola de Cachoeiro recebe neste ano a maior turma de sua história


Atraídos pela possibilidade de fazer o ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária gratuitamente, mais jovens estão ingressando na Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim. Neste ano, foram matriculados 42 novos alunos, a maior turma já recebida pela instituição, que abriu as portas no distrito de Pacotuba em 2010.

São estudantes de Cachoeiro, majoritariamente, e de municípios vizinhos, como Jerônimo Monteiro e Itapemirim. Todos passaram por uma entrevista, em que foram avaliados o real interesse do aluno em estudar na escola e o grau de envolvimento dele com as atividades do campo, já que um dos objetivos principais da escola é incentivar a permanência dos jovens no meio rural.
“A população rural está em processo de envelhecimento. Por isso, queremos oferecer uma alternativa à juventude para permanecer nas comunidades rurais, com qualidade de vida, a partir de uma educação que abra horizontes para novas práticas e oportunidades de renda dentro das propriedades familiares”, explica o subsecretário de Agricultura Familiar de Cachoeiro, Edson Canchilheri.
O curso tem duração de quatro anos. Além de português, matemática e química, a grade curricular tem disciplinas como zootecnia, administração rural, agricultura, topografia e irrigação.

O regime de estudo é o da pedagogia da alternância, em que os alunos passam uma semana na escola e outra em casa. Dessa forma, não perdem o contato com a realidade agrícola e podem aplicar, nas propriedades onde moram, os conhecimentos técnicos recebidos.

Duas turmas já foram formadas pela escola, que é mantida por meio de parceria entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), a prefeitura de Cachoeiro e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Alunos egressos da instituição estão obtendo importantes conquistas no âmbito profissional, ao conseguir vagas em universidades, desenvolver projetos nas propriedades ou encontrar empregos na área”, destaca Canchilheri.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário