quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Cachoeiro


Decreto reconhecido foi assinado em janeiro pelo prefeito Casteglione

Por meio de portaria divulgada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu a situação de emergência no meio rural de Cachoeiro de Itapemirim, decretada pelo prefeito Carlos Casteglione no último dia 19 de janeiro, em função da estiagem prolongada.

O coordenador da Defesa Civil de Cachoeiro, Antonio Rizzo, explica que esse reconhecimento, além de tornar o município apto a receber do governo federal recursos para ampliar o atendimento aos produtores prejudicados pela seca, oferece a eles diversos benefícios, como retirada de FGTS e redução da alíquota do Imposto Territorial Rural (ITR).

“Donos de rebanhos castigados também poderão comprar milho para alimentação de gado a preço de custo”, acrescenta Rizzo, ao destacar outra vantagem que será viabilizada pelas medidas emergenciais.

Nas últimas três semanas, a prefeitura atendeu aproximadamente 90 produtores rurais, em mais de 60 propriedades. Gerenciado pela Defesa Civil Municipal, esse trabalho de assistência consiste na busca de água para animais a partir da escavação e limpeza de tanques e no abastecimento com caminhões-pipa.

Prejuízos

A estiagem prolongada em Cachoeiro contribuiu para secar córregos e nascentes, afetando famílias do interior. A maioria delas vive em localidades dos distritos de Córrego dos Monos e Pacotuba.

Financiamento rural

O decreto de situação de emergência – que pode ser consultado no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br) – também possibilita que produtores prejudicados que contraíram financiamento rural possam renegociar junto às instituições de crédito as formas de pagamento do empréstimo.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário