quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Carnaval. ​Como preparar a saúde para o feriadão

O Carnaval, primeiro grande feriado do ano, está chegando e, por ser um feriado prolongado, grande parte dos brasileiros aproveitam para viajar e fugir da rotina. No entanto, é importante que todos prestem atenção e tomem cuidado com o que vão comer fora de casa. A má alimentação, somada a agitação, pode trazer resultados ruins para a saúde, como desmaios, desnutrição e desidratação.

A nutricionista da Prefeitura de Vila Velha, pós-graduanda em Nutrição Funcional, Betsi Zipinotti, explicou a importância de incluirmos alimentos ricos em nutrientes nas refeições mesmo com a mudança na rotina alimentar. O mais interessante é que são alimentos práticos e fáceis de levar na bolsa ou no carro. "Frutas desidratadas, oleaginosas, água de coco e sucos integrais são ótimas opções de lanches para o intervalo entre as refeições principais, pois são nutritivos e ótimas fontes de carboidratos e fibras”, disse.

“O mercado está repleto de opções práticas que nos permitem manter a dieta até fora da rotina. Produtos que vão desde sucos de caixinha, biscoitos até smothies podem ser encontradas em lojas especializadas e também nas grandes redes de supermercados. São várias opções de marcas livres de corantes, adoçantes e açúcar”, completou Zipinotti.

É importante mantermos as refeições principais, mesmo que sejam feitas em horários diferentes dos habituais, adequando-a a rotina que for adotada no feriado. Restaurantes tipo self service são uma boa opção para manter as refeições principais, pois, além de serem acessíveis, encontramos maior variedade de itens, lembrando que devemos sempre priorizar os mais saudáveis.

A nutricionista ressalta que alimentos ricos em antioxidantes contribuem para o bom funcionamento das células de todo o corpo e equilibra o efeito danoso do estresse ou da má alimentação, por exemplo. Eles são ricos em vitaminas e sais minerais. Como opção ela indica o sucos verde e o pink, que desintoxicam e renovam o organismo, inclusive para os foliões que forem ingerir bebidas alcoólicas.

Quando o assunto são as crianças, a nutricionista orienta manter uma rotina alimentar mais próxima da habitual. As opções não fogem muito àquela oferecida aos adultos, sendo que as frutas desidratadas podem inclusive substituir as guloseimas por terem um sabor bem adocicado. Na hora dos biscoitos, optar por produtos com ingredientes de boa qualidade, tais como farinha de trigo integral, que utilizam gordura mais saudável como o óleo de canola e o de palma. Sucos naturais ou integrais e água de coco também são ótimas recomendações.

Como fazer o Suco Pink

- 1 colher de sopa de beterraba crua (vasodilatador natural - aumenta a energia)
- 200 ml de água de coco (repositor de sais minerais)
- 50 ml de suco de uva integral (antioxidante)
- 1 colher de semente de romã (favorece a composição das articulações)
 
Bater tudo no liquidificador. Servir em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário