segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mais de 2.400 agricultores familiares atendidos por Programa de Assistência Técnica Rural no ES



04/02/2013 - 11h38min

Assessoria de Comunicação Incaper
As ações do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), foram fundamentais no aumento do público assistido
As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no segmento da agroecologia atingiram 2.432 agricultores familiares em 2012, um aumento médio na abrangência em mais de 358% do público assistido em relação ao ano de 2011.

O incremento aconteceu por conta do volume de ações e métodos de Ater realizado em todo o Espírito Santo. As ações do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), por exemplo, foram fundamentais e repercutiram diretamente no aumento do público assistido. Dentre as atividades foram realizados atendimento, visita, reunião, demonstração de método, encontro, curso, excursão, unidade demonstrativa, seminário, diagnóstico rápido participativo, oficina, elaboração de projeto, apoio a eventos, palestras, dia de campo e unidade de observação.

De acordo com o coordenador do programa de Agroecologia e Agricultura Orgânica, Lúcio Herzog De Muner, o número de atendimento para 2013 pode melhorar de forma significativa. “A efetivação dos novos técnicos da Instituição e sua capacitação continuada e as novas estratégias de Ater que serão adotadas em conjunto com as áreas de pesquisa serão fundamentais para um novo aumento do público assistido”, afirma.

Lúcio De Muner ainda destaca a parceria entre as diversas instituições públicas, prefeituras, movimentos e organizações sociais existentes nos municípios visando à ampliação da abrangência junto aos agricultores familiares. “Além disso, contamos com um convênio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tem apoiado em diversas ações de Ater, onde realizamos vários cursos e excursões nas regiões e unidades de referência em agroecologia e do apoio à organização das feiras agroecológicas para a venda direta ao consumidor”, aponta.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a abrangência de agricultores assistidos deverá aumentar de forma notória nos próximos anos. “Isso vai levar a uma melhoria na renda dos agricultores e de sua qualidade de vida, proporcionando a toda sociedade a produção de alimentos mais saudáveis e de melhor qualidade”.

Os dez municípios que tiveram maior abrangência com relação ao número de agricultores assistidos em agroecologia foram: Águia Branca, Alfredo Chaves, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Iconha, Linhares, Rio Bananal e Vila Pavão.



Tabela comparativa dos atendimentos realizados 


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário