quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Seminário aponta desafios e oportunidades para a região sul do Espírito Santo





O prefeito Carlos Casteglione fez a abertura do evento, e abordou a importância da integração entre municípios


Cachoeiro de Itapemirim recebeu nesta quinta-feira (21) o 1º Seminário de Gestão Pública e Potencialidades da região sul capixaba. O evento, realizado no salão de eventos do Perim Center, bairro BNH, teve como proposta apontar e discutir desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional. Participaram empresários e lideranças políticas estaduais e municipais.
O prefeito Carlos Casteglione abriu o seminário falando sobre a importância da construção coletiva de projetos para a região, a partir dos quais todos os municípios saem ganhando.
“Ter planejamento estratégico para fazer o melhor pelo desenvolvimento dos municípios e atualizar essa agenda é fundamental para a qualidade das ações que estamos implementando pelo Espírito Santo. Mais viável ainda se as cidades trabalharem em sistema de cooperação umas com as outras, para apresentar projetos discutidos coletivamente, com bons resultados para todas”, destacou Casteglione.
Uma das oportunidades apontadas durante o seminário refere-se ao porto de Presidente Kennedy, empreendimento que trará desenvolvimento para toda a região, e não só para o município.
Entre os temas prioritários nas agenda das gestões municipais de 2013 a 2016 estão logística, formação profissional e saúde, além de outros abordados durante o seminário. O jornalista André Trigueiro, especializado em questões ambientais, apresentou alternativas sustentáveis de desenvolvimento, experiências vividas por cidades Brasil e mundo afora.
O governador Renato Casagrande declarou que apesar da série de mudanças que afetam negativamente o Espírito Santo, como a perda de arrecadação do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), dos royalties do petróleo e de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), o estado tem capacidade de enfrentar esse momento, especialmente se os municípios agirem de forma integrada.
“Este ano, vamos investir R$ 2 bilhões no estado, principalmente nas áreas de logística, infraestrutura, saúde e segurança. Aliados aos investimentos governamentais e também aos da iniciativa privada, que são muitos na região, os municípios devem atuar de maneira integrada. Dessa forma, vão superar seus desafios da melhor maneira e muito mais rápido. Um exemplo claro disso é o consórcio sul capixaba para dar destinação correta ao lixo de várias cidades, projeto já implantado”, avaliou Casagrande.
Divulgação_PMCI_Seminário.jpgDivulgação_PMCI_Seminário.jpg
286K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário