terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Falta de milho é entrave para produtores capixabas




Produtores do norte do Estado chegaram a abater animais, pois a falta do produto para
composição das rações dificulta a criação do rebanho

Preocupados com o período de seca que afetou negativamente o agronegócio capixaba, produtores chamam a atenção para a dificuldade de obtenção de milho. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Colatina, Erineu Pinto Barcellos, dificuldades de transporte impedem a chegada do milho e a falta do produto torna muito difícil manter a criação de animais, pois o produto é elemento principal na composição das rações.

O milho pode ser adquirido a preço subsidiado por meio do programa Venda Balcão, desenvolvido pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a composição de ração animal. Mas, ainda assim, os produtores enfrentam entraves.

Entraves

“O argumento da Conab é de que há dificuldade no transporte do milho, que as estradas são ruins e por isso atrasam a entrega. Porém, o produto já está em escassez desde agosto do ano passado e em novembro vieram os períodos mais secos. Temos produtores perdendo suas criações e até abatendo animais, pois acaba sendo uma opção melhor do que comprar a ração fabricada. No fim, o barato acaba saindo caro”, salienta Erineu Pinto Barcellos.

Em contrapartida, a Conab esclarece que o problema maior não está no transporte e sim na logística de distribuição. “Nosso maior desafio hoje é o aumento significativo do número de inscritos no programa Venda Balcão. Com apenas dois pontos de comercialização é humanamente impossível atender a todos de maneira completamente eficiente. Por isso, já foi apresentada a proposta de criação de mais um ponto de comercialização, situado em Cachoeiro de Itapemirim, para o segundo semestre deste ano. Estamos fazendo o possível para reverter a situação e atender melhor todos os beneficiados”, aponta o superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves dos Santos Júnior.

Inscritos

No Espírito Santo, o programa começou com 2,7 mil inscritos e hoje já passados 7 mil. A Conab possui dois balcões de comercialização de milho no Estado, um em Colatina e outro em Vitória. Por conta do aumento do número de inscritos, a demanda tem se mostrado maior que a oferta e ainda há reclamações de produtores quanto a dificuldade e burocracia na hora de retirar as sacas.

As sacas de milho vêm da região Centro - Oeste e Paraná para que possam abastecer os estoques da Conab e, assim, serem vendidas aos beneficiados do programa. Enquanto o produto subsidiado chega a R$ 18,12 a saca de 60 quilos, o cereal em preço integral pode chegar a R$ 45 reais a saca de 50 quilos.

Venda Balcão

O programa Venda Balcão é um projeto nacional que busca viabilizar para agropecuaristas de pequeno porte, microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração o acesso ao preço subsidiado de produtos agrícolas como milho, arroz em casca, trigo e outros produtos por meio de venda direta de estoques públicos destes alimentos. O produtor interessado deve procurar o Sindicato Rural do município, Incaper ou a Conab mais próxima. Mais informações podem ser obtidas nowww.conab.gov.br.

Mais informações:
Iá! Comunicação/ Camilla Caldeira – (27) 3314-5909// 9953-6272
                         Caroline Csaszar  - (27) 9964-4464


Nenhum comentário:

Postar um comentário