terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde comemora Dia Internacional da Mulher em Domingos Martins




O posto de saúde da Sede de Campinho celebrará o Dia Internacional da Mulher com ações coordenada contra o câncer de colo do útero e a melhora na qualidade da vida e da saúde das mulheres. Sem dúvida, esta é a maneira mais apropriada de comemorar o Dia Internacional da Mulher, no sábado (09/03). Este ano a decisão é fazer esta celebração e uma chamada ação coordenada contra o câncer cervical, que tem um efeito devastador sobre a saúde e o bem-estar das mulheres em todo o mundo.

As enfermeiras coordenadoras destas ações são Ellen Aparecida Fávero e Ozinélia Petroni Batista, e entendem  a grande necessidade de as mulheres buscarem mais conhecimento para que se evite e previnam, embora seja uma doença evitável, o câncer cervical ainda constitui um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Contudo, pode ser minimizadas, mediante uma adequada articulação dos esforços de governos, entidades de saúde pública, do setor privado e população em geral.

A grande maioria dos casos de câncer cervical está ligada à infecção pelo papiloma vírus humana (HPV), cuja incidência mais alta ocorre entre os 16 e os 20 anos de idade. A detecção e o tratamento precoce mediante atenção ginecológica regular têm sido até agora a melhor via para prevenir esse câncer. Hoje, conta-se com melhores instrumentos para combater o câncer cervical. Por isso, estamos empenhados na tarefa de criar consensos para utilizá-los efetivamente e assim salvar todos os anos dezenas de milhares de mulheres. Esta seria, sem dúvida, a melhor forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher, afirmam Ellen e Ozinélia.

Grato pela divulgação

Itamar Gurgel
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Domingos Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário