segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Cachoeiro amplia ações de prevenção e combate à dengue





Em Cachoeiro, mais de 30% dos focos do mosquito estão dentro das residências

Para evitar aumento nos casos de dengue em Cachoeiro de Itapemirim, a prefeitura tem promovido ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da doença em bairros e distritos. Além disso, está reforçando a estrutura do atendimento a casos com suspeita de dengue.
Uma dessas medidas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem foco no serviço de pronto atendimento do centro de saúde Paulo Pereira Gomes, no bairro Baiminas. A partir desta semana, um médico ficará à disposição no local para atender somente esses casos.
A abertura de três unidades de apoio para atendimento dos pacientes com sintomas da dengue é outra ação da Semus. Uma vai funcionar dentro do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps-AD), no bairro Otton Marins, e as outras nas unidades de saúde dos bairros Jardim Itapemirim e Aeroporto.
“Nesses postos de atendimento específico para a dengue será possível fazer hidratação venosa (soro na veia), a principal forma de tratamento para a doença, indicada para os casos em que não há possibilidade de hidratação oral”, explica o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Para combate ao mosquito Aedes aegypti, o carro fumacê vai começar a percorrer ainda nesta semana os bairros onde há maior número de casos notificados. “O cronograma foi elaborado com base em critérios técnicos, pois não podemos usar desse recurso de forma indiscriminada, sob risco de futuramente o mosquito criar resistência ao produto utilizado”, esclarece Abel.
Combate ao mosquito da dengue necessita da colaboração dos moradores
A visita dos agentes de endemias aos imóveis do município – terrenos, residências, comércio – faz parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Saúde. Entretanto, o secretário Abel Sant'Anna Júnior chama a atenção para um dado importante: atualmente mais de 30% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências de Cachoeiro.
“Em janeiro e fevereiro esses imóveis ficaram fechados, e por isso os agentes de endemias não conseguiram realizar as medidas de eliminação de focos do mosquito. Outro fator que leva a esse resultado é que muitos moradores se recusam a receber os agentes, que estão sempre identificados com uniforme da Semus. Há bairros em Cachoeiro onde foi possível visitar somente 10% das residências”, alerta o secretário, que já comunicou ao Ministério Público a respeito dessa dificuldade da Vigilância Epidemiológica de visitar os imóveis.
Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, basta eliminar ou dar a destinação adequada a pneus sem uso, lixo e outros objetos que podem acumular água, além de verificar regularmente vasos de planta e cobrir as caixas d'água.
Veja quais são os sintomas da dengue
-Dor de cabeça e nos olhos
-Dor muscular e óssea generalizada
-Febre alta
-Enjoo
-Falta de apetite
-Desânimo
Divulgação_PMCI_dengue.JPGDivulgação_PMCI_dengue.JPG
2839K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário