terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Incaper e Nestlé discutem parceria



26/02/2013 - 17h13min

Incaper e Nestlé discutem parceria.
Mais uma parceria internacional. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a empresa Nestlé se reuniram nesta terça-feira (26) para discutir a produção de café no Espírito Santo. O objetivo do encontro foi estreitar as relações e, futuramente, firmar um termo de cooperação ou um protocolo de intenções para validar este acordo.

“Todas as pessoas que vieram são do negócio café, somos compradores de conilon. Viemos conhecer o Espírito Santo, a terra do café. Por que o Incaper? Porque o que está no campo é fruto da pesquisa, do trabalho de profissionais competentes. Vamos mostrar que a pesquisa e a extensão rural estão juntas na prática graças à atuação do Incaper”, disse Terence Baines, gerente do departamento agrícola da Nestlé e coordenador da comitiva que visita o Estado.

O diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, apresentou as ações do Instituto. “Somos um pequeno Estado, mas somos o melhor resumo do país. Temos todas as condições para desenvolver, neste pequeno território, todo tipo de agricultura. O Incaper consegue atender os produtores de base familiar de acordo com as especificidades de cada região”, disse Aureliano.

O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, apresentou um panorama da cafeicultura no Espírito Santo, e destacou a importância econômica e social dos café para os capixabas. “Os números são impressionantes. Estão bem acima das nossas expectativas”, encantou-se Terence Baines.

Os pesquisadores do Incaper/Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca e Maria Amélia Gava Ferrão também fizeram ponderações. “É fundamental conhecermos o que é qualidade para a Nestlé”, disse Maria Amélia. “Precisamos saber quais os aspectos que devemos trabalhar para atender o mercado de acordo com suas necessidades”, complementou Aymbiré.

“A Nestlé tem bancos de germoplasmas importantes no mundo todo. Seria interessante termos material genético desenvolvido pela Nestlé aqui no Espírito Santo”, disse Romário Gava Ferrão. Além do intercâmbio de material genético, a parceria entre Incaper e Nestlé deve contemplar ainda investimentos nos laboratórios, a fim de ajudar a desenvolver a qualidade do café capixaba.

“Esta é apenas uma primeira conversa. Há que se desenvolver muita pesquisa para chegarmos à qualidade na xícara. Somos a primeira companhia do mundo em café. Precisamos construir um projeto que trate qualidade e preço, sempre ligado à pesquisa”, finalizou Juan Carlos Marroquín, presidente da empresa, sinalizando que um novo encontro deve ser realizado. Depois da reunião no Incaper, a missão da Nestlé seguiu para uma visita ao município de Águia Branca, onde a multinacional já desenvolve um trabalho tendo o Incaper como parceiro.

Incaper e Nestlé em Águia Branca
A parceria entre o Incaper e a Nestlé teve início em 2011, para oferecer assistência técnica a produtores do município de Águia Branca que participaram do projeto Nescafé Plan. O projeto global envolvia o plantio, a produção e o consumo do Conilon Vitória, variedade desenvolvida pelo Incaper. Uma reportagem feita na época traz os detalhes sobre o acordo. Acesse: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=1914

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Um comentário:

  1. Muito bom para o E.Santo. Quando recebo turistas da Europa e EUA costumo levá-los para conhecer a plantação de Café da Família Kröhling em Santa Maria no Município vizinho de Marechal Floriano e els ficam encantados com a beleza das plantações e tbm com a bebida deliciosa que é servida pela amiga Margareth e toda a família Kröhling. Além do gostoso café, ele são verdadeiros anfitriões.Joel Guilherme Velten de Domingos Martins-ES

    ResponderExcluir