quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Campanha pela saúde do trabalhador nesta quinta (28), em Cachoeiro





A ação será promovida pelo Cerest, que funciona no centro de Cachoeiro, próximo ao antigo Clube Ita



Para alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da lesão por esforço repetitivo (LER), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cachoeiro de Itapemirim (Cerest-CI), realiza blitz educativa nas instituições bancárias da cidade nesta quinta-feira (28), o Dia Internacional de Combate às LER.
A ação também tem objetivo de chamar a atenção para os direitos dos trabalhadores acometidos pela lesão. “As doenças ocasionadas pela LER estão se tornando quase uma epidemia, por isso, o melhor é prevenir, pois a cura, tratamento e reabilitação são muito demorados, custosos e, quase sempre, irreversíveis”, comenta o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.
Equipe composta principalmente por fisioterapeutas vai fazer abordagem para orientar os trabalhadores sobre as lesões por esforço repetitivo e entregar panfletos explicativos.
As ações educativas serão realizadas durante o ano, e vão se estender a outros segmentos acometidos pelas LER, também conhecidas como distúrbio ósteo-muscular relacionado ao trabalho (Dort). “Em geral, todas as ações que envolvem movimentos repetidos ao longo de vários anos podem resultar em lesões por esforço repetitivo. Entre as atividades mais sujeitas à lesão estão o serviço doméstico, a costura, a digitação, o trabalho de professor”, explica Abel.
Prevenção
A prevenção de lesões por esforço repetitivo se baseia em hábitos e cuidados com a postura. A prática de exercícios físicos regularmente ajuda bastante. Essas atitudes podem prevenir de forma significativa os problemas relacionados à LER.
Saiba o que é a LER/Dort
A lesão por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbio Ósteo Muscular Relacionado ao Trabalho (Dort) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação.
Essa doença geralmente é causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. Esforço excessivo, má postura, estresse e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.
Esses problemas adoecem trabalhadores em todo o mundo, tendo sido registradas epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil.
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)
Edifício Odonto El Shaday
Rua Lauro Viana, 29, 1º andar
Centro - Cachoeiro de Itapemirim
Telefone: 3155-5402
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Voltado para trabalhadores de Cachoeiro e mais 25 municípios da região sul:
Apiacá
Anchieta
Alegre
Alfredo Chaves
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibitirama
Iconha
Irupi
Iúna
Itapemirim
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Presidente Kennedy
Piúma
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Divulgação_PMCI_Cerest.jpgDivulgação_PMCI_Cerest.jpg
585K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário