quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Já começaram as aulas do Projeto Sinfonia, em Colatina


 
O Projeto Sinfonia já começou suas atividades neste ano e vai continuar com as matrículas abertas durante o ano inteiro para quem quiser participar. Hoje, participam dele um total de 701 alunos, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura. No ano passado, 505 ingressaram no projeto e só neste mês de fevereiro 206 novos alunos estão matriculados.
 
Neste mês já começaram as aulas dos núcleos do centro da cidade, dos bairros Vila Amélia, Simonassi e Vila Lenira, e ainda do distrito de Baunilha. Na Casa da Cultura, no centro, os 320 alunos estudam violão (162), teclado (113), viola caipira (5) e acordeon (40), de 8 às 18 horas.
 
Em Vila Amélia há em torno de 70 alunos aprendendo teclado e violão. Em  Baunilha são 40 no teclado e no violão. Em Simonassi e Vila Lenira (20) eles aprendem violão. Os demais núcleos terão suas aulas iniciadas em março. São os de Colatina Velha, Colúmbia, São Silvano, Ayrton Senna, Bela Vista e São Vicente, que funcionarão no horário de 9 às 17 horas.
 
O Projeto Sinfonia existe há seis anos e por ele passaram mais de mil pessoas. As matrículas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Os interessados devem apresentar um documento, foto e comprovante de residência.
 
Orquestra Sinfônica
 
Os dois núcleos de aulas de música clássica, cuja finalidade é formar alunos para a Orquestra Sinfônica Municipal, somam juntos 76 alunos de violino, violoncelo e viola clássica. A grande maioria (65) frequenta a Casa da Cultura. Já em Vila Amélia são 11 alunos, sete deles crianças a partir dos oito anos.
 
Os alunos que participam hoje têm idades variadas (9 a 47 anos), pois o projeto é aberto para qualquer idade. As mulheres são a maioria. Há membros das mesmas famílias, como mães, filhas e primas. Para aprender violino, crianças são aceitas a partir de sete anos. Na Orquestra Sinfônica, criada no ano passado, 15 dos 22 componentes são do sexo feminino (13  aprendem violino).
 
Das aulas já surgiu um Quarteto de Cordas. Quem está à frente da formação dos músicos da Orquestra é a Companhia de Ópera do Espírito Santo (Coes) , dos maestros Helder Terfzeger (titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo) e Leonardo David (Orquestra de Câmera do Sesi).
 
Texto: Maria Tereza Paulino

assinatura_Dany




Nenhum comentário:

Postar um comentário