terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PRESENTE DE MARIEN CALIXTE

Em 1974 eu estava indo para o jornal A Gazeta, para ser repórter de agricultura. Não me lembro quem era o Editor de Economia, mas o Editor Chefe era MARIEN CALIXTE. 
Mas o que quero registrar tem haver com estas três fotos abaixo. Marien distribuiu para a Redação, que funcionava na Rua General Osório, no Centro da cidade, cópias do poema 
O DIA DA CRIAÇÃO, de VINÍCIUS DE MORAES. 
Lá se vão quase 40 anos desta cópia feita em mimeógrafo a tinta e impressa em papel jornal.
Na época com 24 anos de idade, vivendo num tempo complicado politicamente,
estávamos em plena ditadura civil-militar, que fazia suas arruaças pelo Brasil,
prendendo, torturando e matando. Tempos difíceis.
Neste clima MARIEN CALIXTE nos alimentou com um poema, coisa de um
sonhador e de uma pessoa possuidora de fina sensibilidade.
Guardei as três folhas.
Hoje quando olho para o passado, tenho saudades deste tempo.
Gostaria tanto de ver a ação de MARIEN CALIXTE ser uma rotina nas redações.
O tempo vai corroendo a cópia que recebi, mas certamente jamais apagará
de minha memória o simbolismo da ação de MARIEN CALIXTE,
um mestre de muitos jornalistas de verdade e de fato.
Presente meu querido MESTRE.




Para quem não conhece MARIEN CALIXTE, segue um CONTROL C e
um CONTROL V, para conhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário