quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Servidora de Itapemirim apresenta trabalho no IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública


 
                                                                                                      Aurimar Viana é mestranda em Engenharia de Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável


Servidora efetiva municipal de Itapemirim, a Bióloga Aurimar de Paula Viana, foi selecionada para apresentar seu trabalho no IV Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública , em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 22 de março.

Aurimar Viana é mestranda em Engenharia de Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, e atualmente está na preparação da dissertação, que irá defender até maio deste ano. Seu estudo irá tratar da relação dos indicadores de salubridade ambiental com a saúde e sustentabilidade pública no município de Itapemirim, diagnosticando a situação de saneamento ambiental da cidade.

Dentro das pesquisas de seu trabalho, ela fez uma revisão bibliográfica, que foi transformada em Artigo Científico, com o título “A utilização do ISA – Indicador de Salubridade Ambiental – no Brasil e os pesos adotados para os indicadores setoriais”, que foi escolhido para compor a IV Mostra de pôsteres de experiências bem sucedidas, durante o Seminário Internacional.

De acordo com Aurimar, o ISA é muito usado no Brasil para verificar as situações de salubridade ambiental dos municípios. “Após o levantamento de serie de parâmetros ele mostra a situação de saneamento ambiental de um determinado local. Muito utilizado na construção dos planos municipais de saneamento, porque permite um diagnostico de fácil entendimento por meio de números”, explica.

A mestranda afirma que o professor, Dr.Renato Siman, orientador do trabalho, considerou o Artigo muito bom e que a dissertação poderá contribuir para a elaboração do plano municipal de saneamento de Itapemirim. Ela é formada em Ciências Biológicas, com especialização em Biologia e Gestão de Agronegócios e atua como gestora ambiental na Secretária Municipal de Obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário