quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Casos de dengue estão controlados em Colatina



O Portal da Saúde publicou na última segunda-feira (25) uma pesquisa que mostra os municípios que estão em alerta de surto de dengue. A Prefeitura de Colatina, por meio da Superintendência de Vigilância e Saúde, esclarece que Colatina está com a doença controlada até o momento, graças ao constante trabalho de conscientização feito junto à população.
De acordo com o superintendente de Vigilância e Saúde, Valtamir Faroni, a pesquisa é feita com base nas notificações que os municípios emitem quando encontram um criadouro de larvas, que pode acabar representando o risco de surto. “Aqui em Colatina, assim que identificamos um criadouro do mosquito ele é logo eliminado, não deixando o mosquito chegar à fase adulta e impedindo que ele possa transmitir a doença e causar um surto”, explicou Valtamir.
Ainda segundo Valtamir, a dengue está controlada em Colatina desde o começo de 2012, graças ao constante trabalho de conscientização e vigilância realizado pela Prefeitura. “Nossos agentes estão sempre visitando locais que possam esconder possíveis focos do mosquito. Graças a isso tivemos apenas 32 casos da doença em janeiro deste ano, contra 800 casos em 2011, por exemplo”, disse o superintendente.

Redução dos casos
Graças ao constante trabalho de conscientização realizado pelo CCZ do município, o número de casos de dengue em 2012 caiu 96% em relação a 2011. Segundo os dados registrados pela Vigilância Ambiental, em 2011 foram registrados 3,2 mil casos da doença, enquanto nesse ano foram registrados apenas 120 casos.
Além da conscientização da população, essa queda se deve a ações como mutirões de limpeza em terrenos baldios, melhoria da limpeza pública das ruas e eliminação de criadouros do mosquito em terrenos baldios da cidade.
Quem quiser denunciar situações que possam facilitar o avanço da doença no município, além de tirar dúvidas sobre a dengue e informar casos suspeitos para direcionar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, pode ligar para o Disque Dengue (0800 285 0160).

assinatura_Dany




Nenhum comentário:

Postar um comentário