segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Concurso elege a melhor uva e o melhor vinho de Alfredo Chaves



04/02/2013 - 13h37min

Divulgação
Cerca de seis toneladas de frutas foram comercializadas durante os dois dias de festa
No último domingo (03), os melhores produtores de uva e vinho de Alfredo Chaves foram eleitos durante a 49ª Festa da Uva e do Vinho do município. Os vencedores das quatro categorias foram: Jandir Gratieri (vinho suave); Jandir Gratieri (vinho seco); Izair Simoni (qualidade da uva – exposição); Antônio Pianzoli (qualidade da uva – visita técnica aos parreirais). Além dos vencedores, os segundos lugares também receberam troféu e certificado de classificação.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi um dos principais organizadores da competição. E, para avaliar a qualidade da uva, foram realizadas visitas às propriedades, nas quais técnicos de quatro escritórios do Incaper analisaram as práticas de cultivo nos parreirais.

O chefe do escritório do Incaper em Alfredo Chaves, Alciro Lamão Lazzarini, apontou que os concursos são estimulantes para os produtores. “O concurso é uma forma de reconhecer o trabalho do agricultor que está produzindo com qualidade. Além de proporcionar maior facilidade de comercialização para os premiados, reconhecidos como melhores produtos em suas categorias”, avaliou Alciro.

Cerca de 12 mil pessoas prestigiaram os dois dias de evento, que também contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do prefeito de Alfredo Chaves, Roberto Fiorin, dentre outras autoridades.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o Instituto se tornou peça fundamental para incentivar os produtores no aumento da produção e na melhoria da qualidade. “A cultura da uva é uma atividade rentável para os produtores e viável pelas condições ambientais da localidade”, afirmou.

A produção de vinho no município é feita de forma artesanal, como na maioria dos municípios produtores de vinho no Espírito Santo. Cada produtor fabrica, em média, de mil a duas mil garrafas ao ano. As variedades de uva produzidas na região são Niágara, destinada ao consumo in natura, Isabel precoce e americana, que servem tanto para produção de vinhos, tanto para uva de mesa, e as variedades bordô e violeta, usadas na fabricação de vinhos.

Confira os ganhadores da 49ª Festa da Uva e do Vinho:
Vinho suave:
1º lugar – Jandir Gratieri;
2º lugar – Izair Simoni
Vinho Seco:
1º lugar – Jandir Gratieri;
2º lugar – Élson Antônio De Nadai
Qualidade da Uva:
1º lugar – Izair Simoni;
2º lugar – Severino Buzato
Visita Técnica dos Parreirais:
1º lugar – Antônio Pianzoli;
2º lugar – Jandir Gratieri

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário