sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Produtora investe em agroturismo com incentivo do Pronaf



04/01/2013 11:02

Produtora investe em agroturismo com incentivo do Pronaf

Foto: Ascom/MDA

A cidade de Aracruz (ES), a cerca de 80 quilômetros da capital Vitória, tem chamado a atenção de turistas que procuram passar as férias no litoral. Mas se depender do trabalho dos 11 agricultores familiares que integram a Associação de Agroturismo de Aracruz (Agrotur Aracruz) a região será lembrada também pela rica gastronomia que a zona rural do município oferece aos visitantes. A presidenta do grupo, Rosiane Borges Loureiro Tessarolo, conta que a iniciativa do trabalho foi iniciada em 2005, cinco anos depois de ter sua propriedade reestruturada com o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
O crédito do programa foi usado para investir na produção de café. “A minha parte na associação começou com o café. Por meio da plantação eu comecei a trabalhar com o turismo. Se não fosse o empréstimo do Pronaf, de repente, nem teria a oportunidade de trabalhar com o agroturismo por causa das dificuldades que encontramos. Cada propriedade dos associados tem um diferencial, e o meu é o café que sirvo para os turistas”, afirma. 
A terra onde Rosiane, de 37 anos, mora com o marido, 39, e o filho, 12, é do sogro da produtora, que decidiu dividir a propriedade em quatro partes diferentes: uma para ele e outras três para cada um dos filhos. A família toda já cultivava o café. "Tínhamos uma plantação de café velha e renovamos o cultivo, trouxemos para bem próximo da nossa casa. Por causa disso, hoje o visitante pode ver a época da floração e de maturação do fruto. Se fosse longe, não teríamos como mostrar todo o processo de plantação para os visitantes, seria inviável”, pondera. 
A lista de itens fabricados manualmente pela associação é variada. Além do café, as famílias produzem leite, queijo, frutas, licores e doces com frutas da estação, doces cristalizados e cocadas. 
Os itens são comercializados em exposições e festivais em que a associação participa e ainda no Circuito Encantos e Sabores do Campo, um projeto pioneiro organizado pela Agrotur que permite ao turista experimentar por um dia a vida no campo, conhecer todas as fases de produção dos produtos e, ainda, comprá-los. A iniciativa percorre as propriedades dos associados e oferece passeios turísticos, oficinas culinárias e um vasto cardápio, que inclui, por exemplo, café colonial e almoços caseiros. “São heranças que nós temos e queremos mostrar”. 
Na avaliação de Rosiane, o bom desempenho dos agricultores familiares no setor de agroturismo tem trazido resultados positivos até para a futura geração de produtores. “Antes, os filhos acabavam desistindo de ficar na área rural e indo trabalhar fora. Agora eles vão estudar, mas voltam. A proposta do estudo acaba tendo foco no empreendimento da própria família. Meu filho é um menino, ainda é muito novo, mas acredito que isso está no sangue dele. Ele já nos ajuda e acredito que vai ficar por aqui”, conta, orgulhosa. 
Mesmo com foco no agroturismo, a associação pretende comercializar alguns itens da produção do empreendimento para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “A inclusão nesse programa está nos nossos planos para este ano”, ressalta a presidente da Agrotur. 
Pronaf O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. 
O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário