terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Habitações em Cachoeiro são modelo para outras cidades




Representantes das prefeituras e da Caixa Econômica de cidades fluminenses conheceram a nova tecnologia de construção


Os 496 apartamentos que estão sendo construídos no Residencial Esperança, bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim, são referência nacional. Prova disso é que o canteiros de obras recebeu a visita de representantes das prefeituras e da Caixa Econômica Federal das cidades fluminenses de Campos, Rio das Ostras e Macaé, na manhã desta terça-feira (22). Eles foram recebidos e acompanhados pelo prefeito Carlos Casteglione.
O presidente do Instituto de Previdência da prefeitura de Cachoeiro (Ipaci), Geraldo Henrique e representantes da construtora Premax, responsável pela obra e parceira da empresa Usiminas – que desenvolveu o projeto – participaram da atividade.
A visita teve como objetivo conhecer o modelo de construção que utiliza pelo menos duas novas tecnologias: aço e gesso acartonado nas divisórias (sistema dry wall) e aço estrutural patinável como vigas para sustentação dos imóveis.
O método também economiza material. De acordo com os engenheiros da obra em Cachoeiro, a redução no uso de alvenaria em cada prédio, com 16 apartamentos, seria suficiente para construir outro prédio idêntico.
“Essa estrutura é mais leve e com tanta resistência quanto a convencional de alvenaria. E tem a grande vantagem da montagem mais rápida e prática. Com isso, o ganho de tempo na construção é bastante considerável”, destaca o diretor comercial da Metalosa, empresa responsável pela produção desse tipo de estrutura.
Os imóveis, erguidos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, visam à redução do déficit habitacional no município. Para a gerente de construção civil da Superintendência Norte Fluminense da Caixa Econômica, Marcela Chalita, o resultado da tecnologia utilizada nos imóveis em Cachoeiro surpreende. “Temos intenção de seguir o exemplo de Cachoeiro e construir imóveis pelo Minha Casa, Minha Vida desse mesmo jeito, porque vimos que dá certo”, avalia.
Imóveis com tecnologia avançada já atraíram outras visitas
Essa não foi a primeira visita ao canteiro de obras no bairro Marbrasa. A tecnologia aplicada na construção dos prédios tem atraído olhares de construtoras de diversas partes do país. Em julho do ano passado, engenheiros de Belo Horizonte, Ipatinga, Belém, Vitória, Manaus e São Paulo vieram conferir o modelo de construção usado no Residencial Esperança.
“Essas visitas são a afirmação de que a administração municipal tem buscado o que há de melhor para garantir o quanto antes moradia de qualidade aos cachoeirenses que necessitam de casa própria. Esse esforço é para levar mais dignidade às famílias”, comenta o prefeito Carlos Casteglione.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Divulgação_PMCI_VisitaMarbrasa1.jpgDivulgação_PMCI_VisitaMarbrasa1.jpg
652K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Divulgação_PMCI_VisitaMarbrasa2.jpgDivulgação_PMCI_VisitaMarbrasa2.jpg
268K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário