sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Calor predomina no primeiro fim de semana do ano no Estado



04/01/2013 - 17h03min


O primeiro fim de semana de 2013 deve ser de calor no Estado. E a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tranquiliza a população: a forte chuva que provocou diversos estragos no Rio de Janeiro não deve chegar com intensidade no Espírito Santo.

No sábado (05), nuvens que avançam do mar provocam chuva passageira, mas apenas na parte da madrugada e manhã, na região Nordeste do Estado. As chances de precipitação são ainda maiores nas áreas mais próximas do litoral. Há possibilidade de chuvas rápidas e algumas trovoadas no decorrer do dia na Região Noroeste, na Região Norte, e no norte e leste da região Serrana. Pode chover à tarde também nas demais áreas da Região Serrana e na metade oeste da Região Sul do Estado. Nas demais localidades capixabas, sol forte à tarde e nebulosidade variável pela manhã. Não há expectativa de chuva. As temperaturas variam entre 17°C e 28°C na Região Serrana e vão de 19°C a 37°C nas demais regiões.

No primeiro domingo de 2013 há previsão de chuvas rápidas no decorrer do dia em algumas cidades da região compreendida entre o Rio Doce e o extremo Norte do Estado. “Essa chuva é provocada pela instabilidade que avança do mar. Mesmo com alguns momentos de chuva, o predomínio ainda é de sol e tempo abafado nestas regiões”, explica Bruce Pontes, meteorologista do Incaper. Também há possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde de Pedra Azul, passando pelo oeste Serrano até a parte central e o Caparaó, na Região Sul. Nas demais áreas capixabas, sol, algumas nuvens e calor à tarde, sem chuva. As temperaturas variam entre 18°C e 29°C na Região Serrana e entre 20°C e 38°C nas demais regiões.

Na segunda-feira (07), o tempo não muda muito. O sol aparece forte e não há expectativa de chuva para a maior parte do Espírito Santo. Chuva rápida e trovoadas, a partir da tarde, da área que vai do Caparaó à Pedra Azul (a chuva pode ter intensidade moderada em algumas cidades). Vento, também moderado, à tarde e à noite em todo o litoral capixaba. Algumas rajadas poderão até ter forte intensidade em alguns pontos do litoral Sul e Metropolitano. O calor continua. Terça-feira (08) de muito sol e sem chuva prevista para o Espírito Santo. Faz calor à tarde. As temperaturas devem variar entre 18°C e 30°C na região Serrana e entre 20°C e 38°C nas demais regiões.

Chuva no Rio de Janeiro

A equipe de meteorologia do Incaper tranquiliza a população: a chuva que atinge o Rio de Janeiro, provocando diversos estragos naquele Estado, não deve chegar com tanta intensidade no Espírito Santo. “Os sistemas de grande escala que influenciam o regime de chuva nesta época do ano estão sobre o Rio de Janeiro, mas não atuam no Espírito Santo”, explicou Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. “As chuvas registradas entre Pedra Azul e o Caparaó são típicas de verão, resultado da associação do calor com a umidade”, complementou.

A previsão é de que as chuvas prolongadas não sejam tão frequentes no verão capixaba. “Mas isso não significa que não vai haver temporal. Devem ser registradas chuvas de forte intensidade em curto período de tempo que ocorrem principalmente no período da tarde, geralmente acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos”, complementou Bruce Pontes, também meteorologista do Incaper. Para mais informações sobre o verão capixaba, acesse: http://www.incaper.es.gov.br/noticia_completa.php?id=2648. E para conferir a previsão do tempo, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário