sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Aluno da rede municipal de Cachoeiro é primeiro lugar no Ifes





A rede municipal contabilizou 10 aprovados e 12 suplentes

O estudante Leandro Rangel Lima, 14, da escola municipal Professor Valdy Freitas, Paraíso, conseguiu o primeiro lugar no curso de Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim. Aliás, a rede municipal contabiliza os bons resultados: também obteve o 3º e o 4º do curso de Informática do campus Cachoeiro e o 2º lugar do curso de Agropecuária de Alegre.
Além disso, também conseguiu aprovar nos cursos de Eletromecânica do campus Cachoeiro e de Alegre. Ao final do processo seletivo da instituição federal, a rede municipal contabilizou 10 aprovados e 12 suplentes, entre os alunos do curso pré Ifes, que foi oferecido gratuitamente a alunos matriculados no 9º ano das escolas municipais, de agosto a novembro de 2012.
As aulas foram dadas pela prefeitura, gratuitamente, em três unidades de ensino da rede nas manhãs de sábado. No mês de novembro, também foi oferecido curso intensivo. O objetivo foi permitir que os alunos aprofundassem seus conhecimentos e, ainda, incentivá-los a prosseguir os estudos ao término do ensino fundamental.
“Ocupar o primeiro lugar é mérito do aluno, que aproveitou a oportunidade que estava sendo dado a ele. Esta é a verdadeira função da escola pública, que está cumprindo um de seus papeis: o de diminuir as distâncias entre a vaga, para a qual há tanta concorrência, inclusive para os estudantes da rede privada, e o aluno da escola pública”, acredita a secretária municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Cristiane Resende.
Empenho é o segredo de Leandro
O primeiro colocado no curso de Informática conta que o segredo do sucesso dele é o esforço. Leandro conta que sempre foi bom aluno, mas que nos últimos dois anos, procurou se empenhar mais. Mesmo assim conta que não esperava passar. Muito menos em primeiro lugar.
“Eu acho que sempre estudei bastante. Sempre estudei como acredito que todo mundo deveria estudar. Mas de uns dois anos para cá eu fui estudando mais, me dedicando mais. Acredito que toda escola é uma boa escola. Nossos professores são bons. Depende do esforço do aluno, dele querer aprender”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário