segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Alfredo Chaves terá parque com trilhas e cachoeiras


 
Alfredo Chaves vai ganhar um parque natural com trilhas e cachoeiras. Foi anunciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pela Prefeitura de Alfredo Chaves a criação do Parque Natural Municipal Cachoeira de Iracema, localizado em Carolina, a 32 Km da sede municipal.
 
A área é de 550 hectares , o equivalente a 550 campos de futebol, com mata preservada, trilhas, quedas d’água, nascentes e as famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha. A unidade será instituída por decreto municipal. A área faz divida com Domingos Martins.
 
No local é comum encontrar diversas espécies de aves e macacos, além de diversos mamíferos. De acordo com a coordenadora de áreas protegidas do Iema, Joseany Trarbach, o Instituto irá repassar à prefeitura R$ 2,3 milhões referentes a compensação ambiental do licenciamento da 4º Usina da Samarco e da Pequena Central Hidrelétrica São Joaquim. O recurso só poderá ser utilizado para ações na área.
 
Os estudos para a implantação do parque foram iniciados em 2005. Foram realizados levantamentos da fauna e da flora local. No dia 08 de novembro de 2011 o Iema realizou no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a audiência pública com a comunidade para apresentar o projeto.
 
“Com o reconhecimento do parque por parte do governo do Estado, iremos realizar um trabalho ainda maior de incentivo ao turismo na região. O local abriga belas cachoeiras e rica fauna e flora”, disse o prefeito Roberto Fiorin.
O prefeito defendeu a importância na preservação do local, pois abriga diversas nascentes que deságuam no rio Benevente, principal manancial da região, que abastece, além de Alfredo Chaves, Anchieta e Guarapari.
 
 
 
 Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura de Alfredo Chaves - ES
Tel.: 27 3269-2724 / 27 9965-1806
www.alfredochaves.es.gov.br
Iracema - cachoeira.jpgIracema - cachoeira.jpg
368K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário