quinta-feira, 24 Setembro, 2015 - 16:30
A próxima parada do Expresso Cidadã, o ônibus do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), será em Conceição da Barra, no Espírito Santo. Com a chegada da ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao município, agricultoras familiares, ribeirinhas e quilombolas terão a oportunidade de obter documentos civis e trabalhistas gratuitamente. Os mutirões ocorrem nos dias 25 e 26 de setembro e vão atender cerca de 500 pessoas.
Serão emitidas primeiras e segundas vias de registro de nascimento, cédula de identidade, carteira de trabalho e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – requisito para acessar políticas do MDA. Quem precisa tirar o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) também pode recorrer ao mutirão para regularizar a situação.
Além dos documentos, serviços como cópias de documentos, palestras e informações sobre políticas públicas federais e de saúde serão oferecidos gratuitamente no local.
Para delegado substituto do MDA no estado, Rafael Fonseca Lima, a iniciativa promove o acesso das mulheres à cidadania e estimula o protagonismo delas no campo. “Com os documentos em dia, as mulheres têm mais autonomia social e financeira. Elas passam a acessar crédito, receber assistência técnica e ter acesso a todas as políticas públicas disponíveis para o desenvolvimento rural”, explica.
A ação é dirigida especialmente às mulheres, mas homens também podem participar. Os atendimentos ocorrem das 8h30 às 16h.
Políticas públicas nos territórios rurais
Em sua última viagem no âmbito do projeto Territórios em Foco, no dia 15 de setembro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visitou a Associação de Pescadores de Conceição da Barra e conheceu o Expresso Cidadã – que já havia chegado ao município. “Fico feliz em ver que estamos levando políticas públicas a todos os territórios rurais desse país com equipamentos tão modernos”, ressaltou o ministro.
PNDTR capixaba
Em dez anos, o MDA já realizou 74 mutirões no Espírito Santo. Até hoje, mais de 50 mil mulheres foram beneficiadas com a emissão de 73 mil documentos.
Serviço
Mutirão de documentação em Conceição da Barra
Dia: 25 de setembro (sexta-feira)
Local: Associação de Pescadoras (ES) - Secretaria Municipal de Assistência Social/Núcleo de Desenvolvimento Humano – Centro
Dia: 26 de setembro (sábado)
Local: Escola Municipal Aluísio Feu Smiderle - Braço do Rio - BR 101
Ranyelle Andrade
Ascom/MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário